Posts usam print falso e mentem que Janja encomendou ‘ritual’ para conter alta do dólar

Compartilhe

Não é verdade que a Folha de S.Paulo publicou a notícia de que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, encomendou um ritual de candomblé para reduzir a cotação do dólar ante o real. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um print falso que imita uma coluna no site do jornal. Em contato com o Aos Fatos, a assessoria da primeira-dama disse que “nada do título procede” e classificou a informação como “completamente falsa”.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (4)

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens
Janja encomenda ritual de Candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT [Folha de S. Paulo]

Posts difundem montagem para fazer crer que Folha noticiou suposta encomenda de ritual de candomblé por Janja para reduzir a alta do dólar

Posts enganosos difundem uma montagem para alegar que a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, publicou que a primeira-dama Janja encomendou um ritual de candomblé para reduzir a cotação do dólar. A informação falsa foi desmentida pelo próprio jornal. A assessoria de Janja também desmentiu o boato ao Aos Fatos e afirmou que “nada do título procede”.

Por meio de busca no Wayback Machine, que armazena cópias antigas de páginas da internet, Aos Fatos tampouco encontrou qualquer notícia da coluna com essa informação.

Leia mais
Nas Redes É montagem foto que mostra Janja com vestido comparado a uma pamonha
Nas Redes Sósia de Janja aparece em vídeo com Bolsonaro, não a primeira-dama

Além dos desmentidos, há diversos indícios de que a peça desinformativa trata-se de uma montagem. A imagem que circula nas redes tem aspecto desfocado, as letras aparecem com contornos pixelados, e as publicações que a compartilham não fornecem quaisquer links para a suposta publicação da Folha de S.Paulo.

Aos Fatos encontrou uma versão mais ampla da mesma montagem em que é possível ler a frase “Presidente do partido diz que primeira-dama é referência na luta por mais mulheres nos espaços públicos” que aparece na linha fina da notícia. Essa frase, na realidade, está numa nota publicada pela coluna Painel em 30 de junho, o que significa que esse conteúdo foi utilizado como base para a montagem. O título e o texto original, no entanto, versavam sobre a intenção do PT de que Janja tivesse participação no processo eleitoral para reforçar candidaturas de mulheres nas eleições deste ano.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores