Posts usam print falso do ‘g1’ para mentir que Trump deu recado a Lula

Compartilhe

Posts nas redes compartilham um print falso do g1 dizendo que Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, disse que “não negocia com Lula”. O g1 não publicou nenhum texto do tipo e também não há registro de qualquer citação ao presidente brasileiro nas falas recentes do republicano.

A notícia falsa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (6). As peças enganosas também têm sido disseminadas no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Donald Trump vence a eleição estadunidense e manda um recado para o Brasil: ‘Com o Lula eu não negocio’

Título falso é acompanhado de subtítulo e assinatura de “Joana Motta”, ambos também inventados

Diferentemente do que alegam publicações enganosas nas redes, o g1 nunca publicou a notícia de que Donald Trump declarou que não negociará com Lula. Não existe nenhum texto do tipo no site da Globo ou sequer texto assinado por uma jornalista chamada “Joana Motta”.

Trump foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos no início desta quarta-feira (6) após a imprensa projetar que o republicano conseguiu votos de 277 delegados no colégio eleitoral — são necessários 270 para vencer a eleição.

Em seu discurso de vitória, antes da confirmação do resultado, Trump agradeceu aos eleitores, prometendo “curar o país” e “consertar suas fronteiras”. O americano não fez menção ao presidente brasileiro em nenhum momento.

Lula, por sua vez, parabenizou Trump pela vitória na manhã desta quarta-feira (6): “A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu no X.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou, no site do g1, pelo título da notícia que vem sendo divulgada nas redes e por palavras-chave, mas não encontrou nenhum registro.

A reportagem, então, pesquisou pelas falas de Trump após a vitória, na manhã desta quarta-feira (6), e constatou que não houve citações a Lula até o momento da publicação desta checagem.

Compartilhe

Leia também

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

não é bem assimPosts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

Posts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

falsoImagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA

Imagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA