🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Print falso do G1 atribui a Lula frase sobre a Venezuela que ele não disse

Por Bruna Leite

23 de setembro de 2022, 18h38

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a Venezuela “não precisa de críticas do presidente do Brasil, e sim de financiamento e empréstimos”, como afirmam postagens (veja aqui). A montagem simula uma reportagem do G1, que jamais publicou esse conteúdo. No dia 15 de setembro, data da falsa notícia, Lula estava em Montes Claros (MG), e não em Santo André (SP), como afirma a reportagem.

Até esta sexta-feira (23), a desinformação já havia ultrapassado 420 mil visualizações no Instagram e 60,5 mil visualizações no Facebook, além de centenas de compartilhamentos nas redes.


Selo falso

Lula: "A Venezuela não precisa de críticas do Presidente do Brasil e sim de financiamento e empréstimos"
Reprodução de imagem desinformativa sobre Lula afirmar que Venezuela não precisa de críticas


O G1 não publicou uma reportagem com o título “Lula: A Venezuela não precisa de críticas do Presidente do Brasil e sim de financiamento e empréstimos”, como afirmam postagens nas redes sociais. Além de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não ter dito tal frase, o Aos Fatos não encontrou no site ou no Internet Archive, que registra páginas antigas da web, nenhuma reportagem com esse título. O G1 também negou ter veiculado tal notícia, e não há registro de que José da Silva, citado como suposto autor da falsa reportagem, faça parte do expediente do site.

Na data de publicação da falsa notícia, Lula estava em ato público em Montes Claros (MG), e não Santo André (SP), como afirma a postagem desinformativa. Ele não citou a Venezuela naquele ato. Em suas redes sociais, a única vez em que Lula mencionou o país vizinho neste ano foi em um tuíte em 12 de julho, no qual critica a política externa do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A imagem também tem indícios de manipulação. Não aparece no cabeçalho, por exemplo, o nome da cidade em que a reportagem foi escrita, padrão de redação utilizado pelo portal em reportagens locais. A palavra “presidente” também aparece com letra maiúscula, e não minúscula, padrão usado em outras reportagens que citam tanto Lula como Bolsonaro.

Esta checagem também foi feita pela Agência Lupa e pelo projeto Comprova.

Referências:

1. G1 (1, 2, 3, 4 e 5)
2. WayBack Machine Internet Archive
3. Twitter (1 e 2)
4. Escriba
5. Agência Lupa
6. Comprova



Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.