🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Pressão arterial não pode ser medida ao comprimir pulso na parede

Por Priscila Pacheco

30 de março de 2022, 12h26

Um vídeo que circula nas redes engana ao afirmar que é possível medir a pressão arterial apenas ao pressionar o pulso na parede por um minuto (veja aqui). A única forma de fazer a aferição é com um aparelho chamado esfigmomanômetro, segundo cardiologistas ouvidos por Aos Fatos. Além disso, o movimento involuntário do braço posterior ao esforço, mostrado nas imagens, se refere a contrações musculares, de acordo com os médicos.

O vídeo publicado originalmente no TikTok conta com ao menos 124.500 compartilhamentos na plataforma nesta quarta-feira (30). No Facebook, já foi compartilhado pelo menos 15 mil vezes.


Selo falso

Você sabia que é possível ver como está a sua pressão sem precisar usar nenhum aparelho? Então fica até o final que eu vou ensinar uma técnica muito divertida para você fazer aí na sua casa com seus amigos. Você vai pegar essa parte do seu pulso e pressionar com bastante força contra a parede dessa forma. Você vai ficar assim por mais ou menos um minuto. Pode ser que doa um pouquinho, mas aguenta até o final que o resultado é perfeito. Depois de um minuto deixe seu braço completamente relaxado. Você vai notar que ele vai começar a erguer sozinho. Se ao final ele acabar nessa posição, sua pressão vai tá baixa. Se ele parar retinho, você está com a pressão normal. Mas se ele parar um pouco erguido, significa que você está com a pressão alta. Agora, faz esse experimento aí e me conta como estava a sua pressão.

Vídeo mostra técnica falsa para medir pressão arterial

Não é possível medir a pressão arterial por meio da compressão da parte externa do pulso contra uma parede, como é alegado em um vídeo que circula nas redes sociais. O homem que aparece nas imagens, identificado como Luís Eduardo, afirma que quanto mais alto o braço se mover após o esforço, mais alta a pressão, o que é falso.

Cardiologistas consultados por Aos Fatos explicam que a pressão arterial só pode ser medida por um aparelho específico, o esfigmomanômetro. Há dois tipos: o não automático, usado junto com o estetoscópio e manuseado por profissionais de saúde, considerado mais preciso, e o automático, que é vendido em farmácias e pode ser usado em casa. Os aparelhos são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Leopoldo Piegas, cardiologista do Hcor (Hospital do Coração), de São Paulo, diz que a aferição feita em casa precisa de preparo. O ideal é que o procedimento aconteça duas horas depois que a pessoa acordar, após cinco minutos de repouso. Com um aparelho certificado, é possível ter uma ideia aproximada da pressão arterial.

Movimento. Luciano Drager, médico e diretor da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), explica que o movimento involuntário verificado após a compressão do braço na parede é um reflexo provocado por contrações musculares, sem relação com a pressão sanguínea.

Após a publicação, o autor, que se identifica no TikTok como Luís Eduardo, postou outro vídeo com a legenda “Vocês caíram na trollagem?”, em que desmentiu a informação. Procurado por Aos Fatos, ele confirmou não haver artigos científicos sobre a falsa técnica.

Referências:

1. Cardio papers
2. Anvisa
3. Inmetro (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.