Não é verdade que presidente da Ucrânia exibiu camiseta com suástica

Compartilhe

É uma montagem a foto que circula nas redes sociais (veja aqui) que mostra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, com uma camiseta com uma suástica. Na imagem original, publicada em 8 de junho de 2021 no perfil oficial de Zelenski no Instagram, ele segura uma camiseta com o seu nome e o número 95, que faz referência à produtora de conteúdo audiovisual em que trabalhava antes de chegar à Presidência.

Postagens que compartilham a imagem manipulada digitalmente somavam centenas de compartilhamentos nesta quarta-feira (9) no Facebook.


Selo falso

Camisa de futebol com o nome de Zelenski e suástica é montagem

Postagens enganam ao difundir uma imagem manipulada que mostra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, segurando uma camiseta com o seu nome e uma suástica azul, inserida digitalmente. A foto original foi publicada em seu perfil oficial no Instagram em 8 de junho de 2021 e mostra uma camiseta da seleção ucraniana de futebol com o número 95, que faz referência à produtora de TV onde Zelenski trabalhava, Kvartal 95.

No texto da postagem original, Zelenski elogia a camiseta da seleção, desenhada para a Eurocopa de 2021, diz que ela traz símbolos que unem os ucranianos e afirma que a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, faz parte da Ucrânia. Na parte da frente da camiseta, há ainda a silhueta do mapa da Ucrânia, com a Crimeia incluída, o que provocou polêmica à época.


Ao comparar as imagens, Aos Fatos constatou que há borrões, bordas irregulares e que o tom de azul da suástica destoa de outros desenhos que deveriam possuir a mesma cor (confira o comparativo abaixo). Esses elementos denotam uma montagem, conforme já explicado por Aos Fatos.

Comparativo entre a montagem e a imagem original
Comparativo. A imagem mostra elementos que indicam uma manipulação digital (à esq.) em relação ao registro original (à dir.).

Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP Checamos.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans