Não é verdade que presidente da Ucrânia exibiu camiseta com suástica

Por Marco Faustino

9 de março de 2022, 13h07

É uma montagem a foto que circula nas redes sociais (veja aqui) que mostra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, com uma camiseta com uma suástica. Na imagem original, publicada em 8 de junho de 2021 no perfil oficial de Zelenski no Instagram, ele segura uma camiseta com o seu nome e o número 95, que faz referência à produtora de conteúdo audiovisual em que trabalhava antes de chegar à Presidência.

Postagens que compartilham a imagem manipulada digitalmente somavam centenas de compartilhamentos nesta quarta-feira (9) no Facebook.


Selo falso

Camisa de futebol com o nome de Zelenski e suástica é montagem

Postagens enganam ao difundir uma imagem manipulada que mostra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, segurando uma camiseta com o seu nome e uma suástica azul, inserida digitalmente. A foto original foi publicada em seu perfil oficial no Instagram em 8 de junho de 2021 e mostra uma camiseta da seleção ucraniana de futebol com o número 95, que faz referência à produtora de TV onde Zelenski trabalhava, Kvartal 95.

No texto da postagem original, Zelenski elogia a camiseta da seleção, desenhada para a Eurocopa de 2021, diz que ela traz símbolos que unem os ucranianos e afirma que a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, faz parte da Ucrânia. Na parte da frente da camiseta, há ainda a silhueta do mapa da Ucrânia, com a Crimeia incluída, o que provocou polêmica à época.


Ao comparar as imagens, Aos Fatos constatou que há borrões, bordas irregulares e que o tom de azul da suástica destoa de outros desenhos que deveriam possuir a mesma cor (confira o comparativo abaixo). Esses elementos denotam uma montagem, conforme já explicado por Aos Fatos.

Comparativo entre a montagem e a imagem original
Comparativo. A imagem mostra elementos que indicam uma manipulação digital (à esq.) em relação ao registro original (à dir.).

Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP Checamos.

Referências:

1. Instagram
2. Jorna
3. Kvartal 95
4. BBC
5. UOL
6. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.