🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Presidente chinês não disse que pandemia é início de nova era para o socialismo

Por Luiz Fernando Menezes

24 de março de 2020, 13h41

Um discurso feito em outubro de 2017 pelo presidente da China, Xi Jinping, tem sido veiculado nas redes sociais (veja aqui) como se fosse atual e relacionado ao novo coronavírus, que só foi identificado naquele país no fim de 2019. O pronunciamento ocorreu na abertura do congresso do Partido Comunista chinês, enaltece as ações do governo naquele ano e não traz qualquer menção à Covid-19.

A informação falsa de que Xi Jinping teria dito no discurso que o combate à atual pandemia representa “o início de uma nova era para o socialismo com características chinesas” aparece em vídeos do YouTube, mensagens de WhatsApp, publicações de sites e em posts no Facebook com ao menos 2.000 compartilhamentos nesta terça-feira (24). O conteúdo enganoso foi marcado como FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Presidente da China diz que chegou a hora de o país liderar o mundo. Em meio ao protagonismo da China no combate ao novo coronavírus, inclusive auxiliando outros países contra a pandemia, o presidente Xi Jinping diz que este é o início de uma nova era de um socialismo com características chinesas.

Um discurso de 2017 do presidente da China, Xi Jinping, no qual ele diz o país passou a ser uma liderança no mundo tem circulado agora nas redes sociais como se fosse atual, em referência à atuação do país no combate ao novo coronavírus. Segundo as publicações checadas, o mandatário teria dito que a pandemia seria o início de uma nova era para o socialismo chinês. O pronunciamento, no entanto, foi feito mais de dois anos antes da primeira contaminação e não faz qualquer referência ao novo coronavírus.

O trecho hoje destacado nas redes sociais, na verdade, é de um discurso de Xi em 18 de outubro de 2017 na abertura do 19º Congresso do Partido Comunista chinês, que ocorre a cada cinco anos. Conforme foi noticiado pela GloboNews à época, o pronunciamento do mandatário durou mais de três horas.

No discurso, Xi Jinping falou sobre as conquistas de seu primeiro mandato e disse que queria fortalecer ainda mais o papel da China no cenário internacional. No trecho que tem sido difundido nas redes sociais fora de contexto, ele afirmou:

“Nos primeiros dias de reforma e abertura, o Partido fez um apelo para que seguíssemos o nosso caminho e construíssemos o socialismo com características chinesas. Desde então, o Partido uniu e liderou todo o povo chinês em uma luta incansável, levando a China a uma posição de liderança em termos de força econômica e tecnológica, capacidade de defesa e força nacional composta. A posição internacional da China aumentou como nunca antes. Nosso Partido, nosso país, nosso povo, nossas forças e nossa nação mudaram de maneiras sem precedentes. A nação chinesa, com uma postura totalmente nova, agora se mantém alta e firme no Oriente”.

O pronunciamento completo pode ser assistido, em inglês, no canal da CGTN (China Global Television Network, canal de televisão chinês). A Xinhuanet, agência estatal chinesa de notícias, também disponibilizou a íntegra do discurso, em inglês.

Referências:

1. GloboNews
2. CGTN
3. Xinhuanet


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.