Prefeitura de SP não fez homenagem aos EUA após taxação de Trump

Compartilhe

Ao contrário do que afirmam posts nas redes, a projeção de luzes nas cores azul, branco e vermelho na fachada da prefeitura de São Paulo não é uma homenagem aos Estados Unidos. Trata-se, na realidade, de uma homenagem do município ao povo francês em razão do 14 de julho, principal feriado nacional da França.

As publicações enganosas acumulavam 52 mil curtidas no Instagram, 2.000 compartilhamentos no X, além de centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (14).

Homenagem aos EUA na prefeitura de São Paulo é uma das maiores vergonhas da história

Imagem mostra a fachada do edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, iluminada com as cores azul, branco e vermelho. Legenda sobreposta a imagem diz: ‘Homenagem aos EUA na prefeitura de São Paulo é uma das maiores vergonhas da história’

Posts compartilham imagens da fachada do edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, iluminada com as cores azul, branco e vermelho, como se a projeção de luzes fosse uma homenagem aos Estados Unidos. Isso é falso.

Trata-se, na verdade, de uma homenagem feita pela prefeitura paulista ao povo francês em razão da Festa Nacional da França, celebrada no dia 14 de julho e que marca a Queda da Bastilha em 1789. O evento deu início a Revolução Francesa e o nascimento da República.

A projeção de luzes tem ocorrido desde a noite de quinta-feira (11) e atende a um pedido feito pelo Consulado-Geral da França em São Paulo em 6 de junho, antes do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelo país.

A iniciativa causou confusão entre usuários nas redes sociais que associaram a homenagem aos Estados Unidos.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a homenagem não foi direcionada aos Estados Unidos, e sim à França. A ação foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo e pelo Consulado-Geral da França em São Paulo.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima