🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Prefeitura de Aracaju cumpre lei eleitoral ao tirar logotipo do governo federal de obra

Por Luiz Fernando Menezes

13 de julho de 2022, 15h19

Não é verdade que servidores da Prefeitura de Aracaju cometeram crime ao retirar o logotipo do governo federal de uma obra de infraestrutura da cidade, ao contrário do que narra o autor de um vídeo que viralizou nas redes (veja aqui). As marcas estão sendo ocultadas em todo o Brasil desde o dia 2 de julho, para cumprir uma lei eleitoral que proíbe a propaganda institucional do governo três meses antes do primeiro turno.

O vídeo descontextualizado circula principalmente no Facebook, no qual acumulava ao menos 17 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (13).


Selo não é bem assim

Vocês estão cometendo um crime! Um crime, viu? Vocês estavam arrancando a placa do governo federal, tá?

Vídeo de servidores da prefeitura de Aracaju ocultando logo do governo federal é ação para cumprir norma eleitoral

Um vídeo disseminado nas redes sociais erra ao classificar como criminosa a ação de servidores da Prefeitura de Aracaju, capital de Sergipe, de retirar o logotipo do governo federal de uma placa em uma obra pública. A ocultação da marca cumpre uma lei da Justiça Eleitoral que proíbe publicidade institucional do governo nos três meses anteriores ao primeiro turno — neste ano, o prazo começou em 2 de julho.

Conforme explicou a prefeitura, a cobertura ou retirada das logomarcas começou na cidade na semana do dia 7 de julho após “a Caixa Econômica Federal encaminhar à Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) um email com orientações acerca da necessidade urgente de cobertura das logomarcas”.

Ainda segundo a prefeitura, a estatal alertou para o cumprimento do artigo 73 da Lei 9.504/1997, que prevê que a “publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta” é proibida três meses antes do pleito, para garantir igualdade de oportunidades entre candidatos.

Na semana passada, o Aos Fatos checou uma publicação semelhante, mas que usava um vídeo gravado no Recife. Da mesma maneira, a prefeitura da capital pernambucana alegou que os servidores cumpriam a norma eleitoral e que a retirada do logo seria temporária. Como neste ano não haverá escolha para prefeito, não há veto sobre exibição de marca de prefeituras, apenas de governos estaduais e do governo federal.

Referências:

1. TSE
2. Prefeitura de Aracaju
3. Planalto
4. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.