🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Prefeito de São Bernardo do Campo não anunciou que vai fechar comércio após a eleição

Por Amanda Ribeiro

14 de novembro de 2020, 12h07

Publicações que circulam nas redes sociais compartilham como se fosse recente um vídeo no qual o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e candidato à reeleição, Orlando Morando (PSDB), anuncia o fechamento do comércio para conter a propagação da Covid-19 (veja aqui). Segundo as postagens enganosas, a medida seria aplicada na segunda-feira seguinte às eleições municipais, que ocorrem neste domingo (15). No entanto, o vídeo é de março, quando o prefeito fez o anúncio em transmissão ao vivo nas redes sociais, e o comércio já foi reaberto em junho.

Compartilhado por perfis pessoais no Facebook, o conteúdo com a legenda enganosa acumulava centenas de compartilhamentos até a tarde deste sábado (14). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Em transmissão ao vivo nas redes sociais no dia 21 de março, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e candidato à reeleição, Orlando Morando (PSDB), anunciou o fechamento do comércio da cidade para impedir a propagação da Covid-19. Oito meses depois, o vídeo passou a ser compartilhado por publicações enganosas que afirmam que a medida entraria em vigor na próxima segunda-feira, logo após as eleições deste domingo (15).

Em nota publicada em suas redes sociais na última sexta-feira (13), o prefeito desmentiu a peça de desinformação e afirmou que não pretende fechar o comércio da cidade novamente: “Tem um vídeo de março circulando por aí, pra fazer parecer que o comércio da cidade vai voltar a fechar. Isso é MENTIRA! Já estamos na Fase Verde, os comércios estão funcionando e assim vai continuar”.

Na live de março, o prefeito anunciava à população que publicaria o Decreto nº 21.114, que suspendia alvarás e licenças de funcionamento de atividades econômicas não essenciais durante tempo indeterminado para combater o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade. À época, São Bernardo tinha cinco casos da doença confirmados. No dia 25 de março, pouco depois da edição da medida, o próprio prefeito foi diagnosticado com Covid-19.

As atividades econômicas na cidade foram retomadas a partir de 11 de junho, com a edição de novos decretos pela prefeitura. À época, foi autorizado o funcionamento de escritórios, serviços de comunicação e publicidade, shoppings, atividades imobiliárias, comércio ambulante, entre outros. Também foram editadas medidas que permitiam a realização de cultos religiosos. O município estava na fase laranja do Plano São Paulo de contenção à pandemia.

No dia 9 de outubro, a região do ABC Paulista passou para a Fase 4 de flexibilização, conhecida como Fase Verde. Nesse ponto, é permitido o funcionamento de shoppings e galerias, comércio, serviços, salões de beleza, academias de ginástica e eventos, convenções e atividades culturais, além do consumo local em bares e restaurantes. Seguem proibidas as demais atividades que gerem aglomerações.

A Agência Lupa e o Boatos.org também publicaram checagens similares sobre o boato.

Referências:

1. Facebook (Orlando Morando 1 e 2)
2. Leis Municipais
3. Diário do Grande ABC
4. G1
5. Governo de São Paulo
6. Diário Regional


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.