A Revista Oeste não noticiou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso teria sido hospitalizado após ser informado via telefonema com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que não teria seu visto americano liberado. O suposto print da reportagem compartilhado pelas peças de desinformação foi manipulado digitalmente.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 74 mil visualizações no TikTok, 6.000 curtidas no Instagram e dezenas de compartilhamentos no X até a tarde desta quinta-feira (16).
Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital. Ministro conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o notificou da perda permanente e irreversível do visto americano. Apartamento da família Barroso em Key Biscayne foi a leilão.

Posts nas redes têm compartilhado um print falso da Revista Oeste para alegar que Luís Roberto Barroso teria sido internado após ser informado por Marco Rubio que não teria o visto americano devolvido. De acordo com as peças de desinformação, ele teria passado mal após o telefonema e dado entrada no hospital.
Em busca no site da Oeste, Aos Fatos não encontrou nenhuma publicação com o título “Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital”, supostamente publicado na última quarta (15). Há, no entanto, indícios de que uma outra notícia publicada pelo veículo tenha sido alvo de manipulação:
- O texto, com o título “Barroso sofre mal-estar e vai parar no hospital” (abaixo, à direita), tem os mesmos autores do conteúdo manipulado (abaixo, à esquerda);
- A data e o horário de publicação também são idênticos no conteúdo falso e no verdadeiro;
- Também são usadas a mesma foto e a mesma legenda no texto original e no print enganoso.
- A adulteração ocorre apenas no título e na linha-fina da reportagem.

É fato, no entanto, que o magistrado foi hospitalizado na última quarta-feira (15). Em nota enviada ao Aos Fatos, o STF afirmou que Barroso deu entrada no hospital Sírio Libanês, em Brasília, após um mal-estar causado por um possível quadro de virose. O ministro, no entanto, já recebeu alta médica.
Barroso anunciou na última sexta-feira (9) sua aposentadoria antecipada durante uma sessão plenária do STF. A decisão foi comunicada poucos dias após a transmissão da presidência da corte a Edson Fachin. A aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta (15). O magistrado deixará a corte no próximo sábado (18).
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca no site da Revista Oeste e não identificou nenhuma notícia com o título anunciado pelas peças enganosas. A reportagem encontrou, no entanto, um texto que compartilhava os mesmos autores e horário de publicação do print que circulava nas redes, indicando que o conteúdo foi adulterado.
Também procuramos a assessoria do STF (Supremo Tribunal Federal) para obter informações atualizadas sobre o estado de saúde do ministro.




