Posts usam print manipulado para alegar que Barroso foi internado após EUA negar devolução de visto

Compartilhe

A Revista Oeste não noticiou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso teria sido hospitalizado após ser informado via telefonema com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que não teria seu visto americano liberado. O suposto print da reportagem compartilhado pelas peças de desinformação foi manipulado digitalmente.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 74 mil visualizações no TikTok, 6.000 curtidas no Instagram e dezenas de compartilhamentos no X até a tarde desta quinta-feira (16).

Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital. Ministro conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o notificou da perda permanente e irreversível do visto americano. Apartamento da família Barroso em Key Biscayne foi a leilão.

Print de publicação no Instagram mostra suposta notícia publicada pela revista Oeste com título: ‘Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital’ e linha-fina ‘Ministro conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o notificou da perda permanente e irreversível do visto americano. Apartamento da família Barroso em Key Biscayne foi a leilão’. O conteúdo mostra em primeiro plano um homem negro desconhecido, usando uma camiseta cinza.

Posts nas redes têm compartilhado um print falso da Revista Oeste para alegar que Luís Roberto Barroso teria sido internado após ser informado por Marco Rubio que não teria o visto americano devolvido. De acordo com as peças de desinformação, ele teria passado mal após o telefonema e dado entrada no hospital.

Em busca no site da Oeste, Aos Fatos não encontrou nenhuma publicação com o título “Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital”, supostamente publicado na última quarta (15). Há, no entanto, indícios de que uma outra notícia publicada pelo veículo tenha sido alvo de manipulação:

  • O texto, com o título “Barroso sofre mal-estar e vai parar no hospital” (abaixo, à direita), tem os mesmos autores do conteúdo manipulado (abaixo, à esquerda);
  • A data e o horário de publicação também são idênticos no conteúdo falso e no verdadeiro;
  • Também são usadas a mesma foto e a mesma legenda no texto original e no print enganoso.
  • A adulteração ocorre apenas no título e na linha-fina da reportagem.
Imagem compara print manipulado de uma notícia da revista Oeste (à esquerda), que leva o título ‘Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital’ e a linha-fina ‘Ministro conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o notificou da perda permanente e irreversível do visto americano. Apartamento da família Barroso em Key Biscayne foi a leilão’ e a notícia verdadeira (à direita), que leva o título ‘Barroso sofre mal-estar e vai parar no hospital’ e a linha-fina ‘Ministro está com suspeita de quadro viral e deve permanecer internado nesta quarta-feira, 15’. Ambas as imagens levam os mesmos autores, os jornalistas Edilson Salgueiro e Cristyan Costa, bem como os horários de publicação como sendo ‘15 out 2025 - 20h22 | 1 min de leitura’.
Comparação entre notícia manipulada (à esq.) e conteúdo original (à dir.) mostra que ambas têm os mesmos elementos, exceto título e linha-fina (Reprodução)

É fato, no entanto, que o magistrado foi hospitalizado na última quarta-feira (15). Em nota enviada ao Aos Fatos, o STF afirmou que Barroso deu entrada no hospital Sírio Libanês, em Brasília, após um mal-estar causado por um possível quadro de virose. O ministro, no entanto, já recebeu alta médica.

Barroso anunciou na última sexta-feira (9) sua aposentadoria antecipada durante uma sessão plenária do STF. A decisão foi comunicada poucos dias após a transmissão da presidência da corte a Edson Fachin. A aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta (15). O magistrado deixará a corte no próximo sábado (18).

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca no site da Revista Oeste e não identificou nenhuma notícia com o título anunciado pelas peças enganosas. A reportagem encontrou, no entanto, um texto que compartilhava os mesmos autores e horário de publicação do print que circulava nas redes, indicando que o conteúdo foi adulterado.

Também procuramos a assessoria do STF (Supremo Tribunal Federal) para obter informações atualizadas sobre o estado de saúde do ministro.

Referências

  1. Revista Oeste
  2. STF (1 e 2)
  3. Agência Brasil (1 e 2)
  4. g1

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima