Não é verdade que o apagão que atingiu Portugal e Espanha na última segunda-feira (28) foi causado por um incêndio ocorrido na França. As peças de desinformação fazem alusão a um caso ocorrido em 2021. Em nota, a empresa responsável pela transmissão de energia na França negou as alegações.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (30).
A falha na rede francesa de alta tensão que provocou o apagão em Portugal começou com um incêndio no sudoeste da França, que obrigou ao desligamento de uma linha de muito alta tensão entre Perpignan e Narbonne.

Publicações nas redes têm reciclado um incidente antigo para alegar que o apagão que atingiu Portugal e Espanha nesta semana teria sido causado por um incidente com um hidroavião na França. Em post no X, a RTE, empresa responsável pela gestão de energia na França, desmentiu a hipótese (veja abaixo).
Point de situation :
— RTE (@rte_france) April 28, 2025
➡️L’origine de l’incident reste à déterminer et aucun incendie n’a été signalé entre Perpignan et Narbonne. Il s’agit d’une fausse information.
O incidente citado pelas peças de desinformação ocorreu em julho de 2021. Na ocasião, um hidroavião causou uma pane em linhas de alta tensão ao tentar extinguir um incêndio no sul da França. Isso sobrecarregou as redes que distribuíam energia para Portugal e Espanha, causando um apagão em parte da região.
As causas da pane elétrica ocorrida nesta semana continuam sendo investigadas pelas autoridades. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse não descartar nenhuma hipótese. A energia já foi restabelecida nos dois países.
Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Fato ou Fake, no Brasil, e pelo La Vanguardia, na Espanha.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações na imprensa internacional e identificou que houve um apagão que afetou Portugal e Espanha em julho de 2021 provocado por um incidente com um hidroavião que atuava no combate a um incêndio no sul da França. Analisando os fatos, a reportagem constatou que o texto que circula nas redes tirou de contexto a notícia antiga e compartilhou como se fosse a causa da recente pane elétrica na Península Ibérica.




