Não é verdade que a cantora Lady Gaga convidou o presidente Lula (PT) para tomar um café no Copacabana Palace, hotel em que se hospedou durante sua passagem pelo Rio de Janeiro. Não há registros na agenda oficial do presidente que provem que o encontro tenha ocorrido. Além disso, as imagens que circulam nas redes sobre o suposto evento foram geradas por inteligência artificial.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam mais de 540 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (6).
Presidente Lula foi convidado pela cantora Lady Gaga a tomar café com ela no hotel Copacabana.

Foi gerada por inteligência artificial a imagem que supostamente mostra Lady Gaga e o presidente Lula acenando para uma multidão diretamente da sacada do Copacabana Palace, hotel em que a cantora ficou hospedada para sua apresentação no Rio de Janeiro.
Segundo as peças desinformativas, o petista teria sido convidado pela artista para tomar um café. No entanto, não há registros do encontro na imprensa nem na agenda oficial do presidente.
Além disso, Gaga não apareceu na janela ou na sacada do apartamento — mesmo com os pedidos dos fãs, que ficaram por dias aguardando uma aparição surpresa.

Elementos presentes na imagem compartilhada pelas peças desinformativas (veja acima) também deixam claro que se trata de um conteúdo criado por IA. O rosto de Lady Gaga, por exemplo, tem uma aparência plástica que pouco se assemelha à verdadeira face da cantora. A artista também aparece com um corte de cabelo diferente do que tem usado.
Além disso, o fundo da imagem se assemelha a uma renderização 3D, com iluminação muito uniforme, e não a uma paisagem real. As mãos da plateia também têm tamanhos desproporcionais e estão em uma posição irreal, considerando que a cantora estava hospedada na cobertura do hotel.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações sobre o encontro na imprensa e nos canais oficiais do presidente e da cantora, mas não encontrou registros. Além disso, analisamos a imagem do suposto encontro e, após a observação de uma série de indícios, concluímos que ela foi gerada por inteligência artificial.




