🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts sobre ‘resumo do mês’ de Bolsonaro mostram fotos antigas

Por Luiz Fernando Menezes

6 de junho de 2022, 16h16

Três fotos que mostram atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e circulam nas redes sociais como se fossem um “resumo do mês” não foram registradas recentemente (veja aqui). As imagens são de maio de 2021 e mostram três manifestações: um evento organizado por movimentos ligados ao agronegócio, uma motociata de Dia das Mães e uma manifestação governista no Dia do Trabalho.

Postagens com as três imagens descontextualizadas somavam mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (6).


Selo falso

Se a mídia te corrompe, a gente mostra o resumo do mês [maio de 2022]

Imagens de maio de 2021 são compartilhadas como se tivessem sido registradas em 2022.

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar três imagens de manifestações bolsonaristas de maio de 2021 como se fossem um resumo de atos em apoio ao presidente no último mês. Todas as fotos mostram eventos ocorridos há mais de um ano.

A primeira imagem, que mostra uma multidão na Esplanada do Ministérios (veja abaixo), foi registrada em 15 de maio de 2021, quando ruralistas e religiosos organizaram um evento em Brasília que contou com a participação do presidente. Embora Aos Fatos não tenha identificado a autoria do registro, é possível encontrar imagens semelhantes no Flickr oficial da Presidência da República, que mostram, por exemplo, a bandeira do estado da Bahia hasteada na mesma posição que aparece nas peças de desinformação.

Foto mostra evento organizado por ruralistas em Brasília em maio de 2021.
Esplanada. Ato em apoio ao presidente no dia 15 de maio de 2021 (Reprodução/Twitter)

A foto que aparece no canto inferior esquerdo da peça de desinformação mostra uma motociata que aconteceu em 9 de maio de 2021 (veja abaixo). Naquele dia, Bolsonaro realizou um passeio pelas ruas de Brasília para homenagear o Dia das Mães. A imagem foi publicada pelo próprio presidente em seu Twitter e é de autoria de Marcos Corrêa, fotógrafo da Presidência da República.

Motos acompanham o presidente Jair Bolsonaro em passeio pelas ruas de Brasília.
Motociata. Bolsonaro passeia em Brasília no dia 9 de maio de 2021 (Marcos Corrêa/PR)

Já a foto que aparece no canto inferior direito das peças de desinformação foi registrada no dia 1º de maio de 2021, na avenida Paulista, em São Paulo, durante uma manifestação de apoio ao governo no Dia do Trabalho (veja abaixo). A imagem utilizada nas publicações foi registrada pelo repórter fotográfico Ronaldo Silva e distribuída pelo Estadão Conteúdo.

Milhares de brasileiros participam de manifestação pró-governo no Dia do Trabalho de 2021.
Dia do Trabalho. Ato em apoio ao governo Bolsonaro em 1º de maio de 2021 (Reprodução/R7)

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a galeria de três imagens circulou inicialmente em junho de 2021, devidamente contextualizada. Na última semana, no entanto, o mesmo conjunto de imagens retornou às redes sem a indicação de que se tratava de imagens antigas e acumulou milhares de compartilhamentos no Facebook.

Essa peça de desinformação também foi checada pelo Comprova.

Referências:

1. Twitter (@filgmartin)
2. G1
3. EBC
4. Twitter (@jairbolsonaro)
5. Flickr
6. R7
7. Facebook


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.