Não é verdade que o governo Lula desviou R$ 84 milhões em recursos destinados ao Bolsa Família, como afirmam posts enganosos nas redes. As peças de desinformação compartilham um trecho do Jornal Nacional veiculado em 2020 — durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) — que noticia a transferência de recursos do programa para a Secom (Secretaria de Comunicação Social) para a realização de campanhas educativas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 225 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (13).
Governo Federal desvia recursos do Bolsa Família. O dinheiro bloqueado do beneficiário de programas sociais é desviado para distribuir entre amigos de Lula. Enquanto isso, os pobres ficam desamparados e famintos.
Posts nas redes têm usado um trecho de uma edição antiga do Jornal Nacional para atacar o governo Lula. No vídeo usado pelas peças de desinformação, veiculado em junho de 2020 — durante, portanto, o governo Bolsonaro — o apresentador William Bonner noticia a transferência de recursos do Bolsa Família para a Secom.
Na época, a Presidência solicitou ao Ministério da Economia que sobras de recursos do benefício social fossem usadas para custear ações de comunicação e campanhas publicitárias de caráter educativo. A alegação era que havia sobrado dinheiro do programa, já que muitos teriam optado por receber o auxílio emergencial de R$ 600, pago durante a pandemia de Covid-19.
Reportagem da Folha de S.Paulo publicada naquele ano, no entanto, mostrou que ainda havia 433 mil famílias do Norte e do Nordeste na fila de espera do Bolsa Família.
Os posts enganosos têm circulado nas redes em meio à discussão sobre o corte de gastos no governo Lula. Entre as possibilidades discutidas pelo Ministério da Fazenda estão ações de fiscalização para combate de irregularidades no Bolsa Família e o endurecimento de regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O ministro da Previdência, Carlos Lupi, negou que haverá cortes na área.
Não há nenhum registro de que a gestão petista tenha desviado ou transferido recursos do Bolsa Família para ações de comunicação.
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca por palavras-chave usando as informações disponíveis no trecho do Jornal Nacional publicado nas peças enganosas e identificou que a reportagem completa foi veiculada no em junho de 2020.
Para contextualizar a checagem, buscamos ainda informações sobre os cortes de gastos estudados atualmente pelo governo Lula.