Posts distorcem notícia antiga para acusar governo Lula de desviar recursos do Bolsa Família

Compartilhe

Não é verdade que o governo Lula desviou R$ 84 milhões em recursos destinados ao Bolsa Família, como afirmam posts enganosos nas redes. As peças de desinformação compartilham um trecho do Jornal Nacional veiculado em 2020 — durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) — que noticia a transferência de recursos do programa para a Secom (Secretaria de Comunicação Social) para a realização de campanhas educativas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 225 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (13).

Governo Federal desvia recursos do Bolsa Família. O dinheiro bloqueado do beneficiário de programas sociais é desviado para distribuir entre amigos de Lula. Enquanto isso, os pobres ficam desamparados e famintos.

 Trecho de edição de 2020 do Jornal Nacional circula acompanhado de legenda enganosa que diz: ‘governo federal desvia recursos do Bolsa Família’

Posts nas redes têm usado um trecho de uma edição antiga do Jornal Nacional para atacar o governo Lula. No vídeo usado pelas peças de desinformação, veiculado em junho de 2020 — durante, portanto, o governo Bolsonaro — o apresentador William Bonner noticia a transferência de recursos do Bolsa Família para a Secom.

Na época, a Presidência solicitou ao Ministério da Economia que sobras de recursos do benefício social fossem usadas para custear ações de comunicação e campanhas publicitárias de caráter educativo. A alegação era que havia sobrado dinheiro do programa, já que muitos teriam optado por receber o auxílio emergencial de R$ 600, pago durante a pandemia de Covid-19.

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada naquele ano, no entanto, mostrou que ainda havia 433 mil famílias do Norte e do Nordeste na fila de espera do Bolsa Família.

Os posts enganosos têm circulado nas redes em meio à discussão sobre o corte de gastos no governo Lula. Entre as possibilidades discutidas pelo Ministério da Fazenda estão ações de fiscalização para combate de irregularidades no Bolsa Família e o endurecimento de regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O ministro da Previdência, Carlos Lupi, negou que haverá cortes na área.

Não há nenhum registro de que a gestão petista tenha desviado ou transferido recursos do Bolsa Família para ações de comunicação.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca por palavras-chave usando as informações disponíveis no trecho do Jornal Nacional publicado nas peças enganosas e identificou que a reportagem completa foi veiculada no em junho de 2020.

Para contextualizar a checagem, buscamos ainda informações sobre os cortes de gastos estudados atualmente pelo governo Lula.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta