Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu a plataforma de investimentos Petrobras Investe durante uma entrevista recente ao UOL. As peças de desinformação compartilham um vídeo com áudio manipulado por IA. Não há nenhuma plataforma de investimentos com esse nome ligada à estatal.
Os posts enganosos somavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (2).
O Petrobras Investe é uma revolução no setor de energia. Criamos uma plataforma onde todos os brasileiros podem investir em petróleo, gás e energia renovável, obtendo uma renda estável. Não se trata apenas de um investimento, é uma contribuição para a independência energética do Brasil [Jair Bolsonaro

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo manipulado por inteligência artificial para fazer crer que Bolsonaro teria promovido uma empresa de investimentos em uma entrevista. Diferentemente do que sugerem os posts enganosos, não há nenhuma plataforma ligada à Petrobras com o nome Petrobras Investe.
Na entrevista original, que ocorreu em 14 de maio (confira abaixo), Bolsonaro falou sobre diversos assuntos, mas em nenhum momento fez menção ao portal citado pelas peças de desinformação.
Aos Fatos também não identificou na imprensa ou nas redes do ex-presidente qualquer menção à Petrobras Investe.
Na tarde desta segunda-feira, os posts que compartilhavam o vídeo falso redirecionavam os usuários a um site que imitava a identidade visual da Petrobras. Ali, eram solicitados dados pessoais, como nome, sobrenome, email e celular. Após essa etapa, o site levava a uma plataforma de investimentos sem relação com a estatal brasileira.
Em uma segunda tentativa de análise das páginas enganosas, no entanto, Aos Fatos verificou que os endereços não estavam mais no ar, embora as publicações nas redes permaneçam ativas.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa por imagem, Aos Fatos localizou a entrevista original de Bolsonaro e verificou que o ex-presidente não promoveu qualquer plataforma de investimentos.
Também procuramos nas redes da Petrobras por qualquer menção à plataforma Petrobras Investe, sem sucesso.




