Posts manipulam vídeo com IA para fazer crer que Fux anunciou soltura de Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux afirmou em sessão na última segunda-feira (17) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será solto nesta terça (18). A cena viral foi manipulada por IA (inteligência artificial), conforme é possível verificar por indícios como a voz artificial e inexpressiva atribuída ao magistrado, cujo som não está sincronizado com os movimentos da boca.

Publicações nas redes com o conteúdo manipulado acumulavam 76 mil visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (18).

Bolsonaro será solto nessa terça. Chega de injustiça nesse Brasil.

Print de publicação no TikTok mostra uma imagem composta por duas partes. Na parte superior, aparece o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal) — um homem branco de cabelos grisalhos, usando toga preta e sentado em uma poltrona vermelha durante uma sessão registrada com a data 17/11/25. No centro da montagem, há uma faixa amarela com o texto em destaque escrito: ‘Siga o perfil se você concorda com o ministro’. Na parte inferior, aparece o ministro Fux abraçado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — homem branco de cabelos grisalhos, usando um terno escuro e uma faixa presidencial.

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse real uma cena manipulada por IA em que Fux supostamente afirma que Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado e atualmente em prisão domiciliar —será solto nesta terça-feira (18).

Apesar de o Aos Fatos não ter conseguido encontrar o registro original do vídeo usado pelas peças enganosas, é possível apontar uma série de indícios de que a gravação foi gerada artificialmente:

  • O ministro fala com tom de voz artificial e inexpressivo;
  • Seu ritmo de fala é mais acelerado do que o normal;
  • O movimento dos lábios do magistrado é pouco natural e apresenta distorções comuns a vídeos manipulados por IA;
  • Ao final da frase, o ministro pede aos usuários que engajem com o perfil do TikTok que compartilhou o vídeo.

Mesmo que não seja possível apontar a data exata do registro usado para gerar o conteúdo falso, há um indício de que se trata de um vídeo antigo. Na cena, Fux aparece sentado em uma poltrona vermelha, modelo presente na sala da Primeira Turma do Supremo, grupo do qual o ministro deixou de fazer parte em outubro.

Desde a semana passada, o magistrado integra a Segunda Turma, cuja sala tem poltronas verdes (veja abaixo).

Nas redes, o vídeo enganoso é precedido pela vinheta de abertura do plantão jornalístico da TV Globo. Em busca nos canais oficiais da emissora, no entanto, Aos Fatos não encontrou indícios de que a programação tenha sido interrompida na última segunda-feira (17) para nenhum anúncio similar por parte de Fux.

Por fim, a reportagem também consultou a pauta do STF e constatou que não houve nenhuma sessão na corte na última segunda.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, Bolsonaro aguarda o fim do trâmite de seu processo na Justiça para que seja emitida a ordem de prisão. Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares relacionadas a outra ação judicial.

O caminho da apuração

Aos Fatos analisou a imagem viral que circula nas redes e constatou inconsistências comuns a conteúdos manipulados por inteligência artificial — como discrepâncias entre o movimento dos lábios e o áudio, tom de voz artificial, ritmo de fala incomum e distorções visuais.

Em seguida, a reportagem realizou buscas em canais oficiais do STF, na pauta de sessões e em registros de transmissões recentes para verificar se houve pronunciamento ou sessão na data indicada. A equipe também consultou os canais da TV Globo para confirmar se houve interrupção da programação, como sugere a vinheta usada no vídeo.

Referências

  1. Aos Fatos
  2. STF (1, 2 e 3)
  3. CNN Brasil

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima