Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que contratou os melhores advogados e conseguiu se tornar elegível para disputar a Presidência em 2026. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação teve o áudio manipulado por IA (inteligência artificial). O ex-presidente está proibido de disputar eleições até 2030.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (11).
Me recuso a estar inelegível. Eu chamei meus advogados, os melhores do Brasil, e conseguimos resolver isso. Então, em 2026, estarei me candidatando para presidente do Brasil novamente. Toquem todos os botões desse vídeo se me apoia. E siga o perfil para mais novidades

Peças de desinformação têm compartilhado um vídeo manipulado por IA para fazer crer que Bolsonaro teria anunciado sua candidatura às eleições de 2026. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o registro original é de uma entrevista concedida pelo então presidente em novembro de 2022, dias após a derrota no pleito daquele ano.
Na ocasião, Bolsonaro disse que cumpriria a Constituição e agradeceu os votos que recebeu, sem citar Lula. Em nenhum momento do discurso o ex-presidente disse que voltaria a se candidatar em 2026.
Analisando o vídeo enganoso, também é possível identificar inconsistências comuns a peças manipuladas por IA, como a falta de sincronia entre a voz e a imagem e distorções na região da boca de Bolsonaro, que aparece desfocada e disforme.
O ex-presidente não pode concorrer às eleições até 2030 devido a uma condenação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A sentença foi motivada por uma reunião convocada com representantes de outros países na qual o então presidente espalhou uma série de mentiras sobre o sistema eleitoral.
O caminho da apuração
Aos Fatos analisou o vídeo compartilhado pelos posts enganosos e identificou inconsistências na imagem de Jair Bolsonaro que são compatíveis com peças manipuladas por inteligência artificial.
Também fizemos uma busca reversa de imagens e encontramos o vídeo original do discurso, veiculado em 2022.




