Posts inserem gritos de ‘Lula ladrão’ em vídeo de visita do presidente a Cristina Kirchner

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) foi recebido na Argentina sob gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. As peças de desinformação inserem o áudio de um protesto antigo na gravação que retrata a chegada do petista à casa da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar por corrupção.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam milhares de visualizações no TikTok e no Kwai, além de alcançarem mil compartilhamentos no X até a tarde desta sexta-feira (4).

O bandido recebido na Argentina. 02/07/2025.

Print de publicação nas redes que mostra o presidente Lula, homem branco, cabelos grisalhos e barba grisalha, vestindo um sobretudo preto. Há vários homens ao seu entorno. Acima está a frase: ‘O bandido recebido na Argentina. 02/07/2025’.

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo com o áudio adulterado para mentir que o presidente Lula teria sido recebido sob gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” ao visitar a casa da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original, publicado na última quinta (3) no X pelo perfil do jornalista Túlio Amâncio, da TV Bandeirantes (veja abaixo). Nele, é possível ouvir que o público aplaudia e entoava palavras de apoio ao presidente.

Outros vídeos publicados pela imprensa que mostram diferentes ângulos da chegada de Lula à residência de Kirchner reforçam que o petista foi ovacionado por apoiadores da ex-presidente (veja aqui, aqui e aqui).

Lula esteve em Buenos Aires nesta semana para participar da Cúpula do Mercosul, onde assumiu a presidência rotativa do bloco. Após receber autorização da Justiça argentina, o petista visitou o apartamento de Kirchner, que cumpre prisão domiciliar desde o mês passado por corrupção.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa e encontrou a versão original do vídeo que circula nas redes publicada no X pelo jornalista Túlio Amâncio, da TV Bandeirantes. Também usamos vídeos publicados por outros veículos que confirmam que o presidente Lula não foi xingado de “ladrão” nem vaiado ao chegar à casa da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Por fim, a reportagem consultou notícias publicadas pela imprensa para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima