Posts usam imagens descontextualizadas para comparar ato bolsonarista a show de Lady Gaga em Copacabana

Compartilhe

São enganosas as publicações que comparam uma imagem aérea do show da cantora Lady Gaga, realizado no último sábado (3) no Rio de Janeiro, com a foto de uma manifestação pró-Bolsonaro ocorrida em 7 de setembro de 2022 no mesmo local. As montagens, que sugerem que a imprensa subestima o público presente em atos bolsonaristas, apresentam distorções de proporção, contexto e metodologia.

As peças de desinformação acumulavam cerca de 3.300 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (5).

Se nos enganam até naquilo que é visível, imagina no resto! 🤡

A imagem mostra uma montagem comparativa dividida em duas partes. Na parte superior, há um texto em letras pretas sobre fundo branco onde lê-se 'Se nos enganam até naquilo que é visível, imagina no resto!'. Abaixo está a montagem com duas fotos aéreas de grandes aglomerações em Copacabana, no Rio de Janeiro. À esquerda, vê-se uma imagem noturna com grande concentração de pessoas, luzes e estrutura de palco iluminado. Acima, está escrito '2 milhões'. À direita está uma imagem diurna de uma manifestação com predominância de roupas verde e amarelo, bandeiras do Brasil e um caminhão de som. Acima, está escrito '40 mil'.

Publicações nas redes enganam ao comparar imagens do show da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana a cenas de uma manifestação bolsonarista ocorrida no mesmo local em 2022 a fim de contestar os números atribuídos ao público de cada evento. As peças apresentam erros de proporção, contexto e metodologia.

Segundo a prefeitura, o show da cantora atraiu 2,1 milhões de pessoas. O número foi o mesmo divulgado pela Bonus Track, produtora do evento, e pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). Pesquisadores, no entanto, contestam as estimativas, alegando que o público seria de no máximo 1 milhão de pessoas.

No caso do ato bolsonarista, nem a prefeitura do Rio nem a PMERJ anunciaram números oficiais. A estimativa mais divulgada veio do Monitor do Debate Político no Meio Digital, grupo organizado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), da USP (Universidade de São Paulo), que calculou a presença de cerca de 64 mil pessoas no ato — e não 40 mil, como alegam as peças de desinformação.

Erros comparativos. Um dos principais problemas das peças de desinformação é o uso de uma montagem com fotos aéreas do show de Lady Gaga e da manifestação bolsonarista para sustentar uma comparação equivocada.

A imagem que ilustra a performance da cantora em Copacabana mostra apenas o público concentrado até a altura do terceiro telão — havia, ao todo, 16 telões, sendo oito de cada lado da praia.

A imagem da manifestação bolsonarista, por sua vez, abrange toda a extensão da orla, o que distorce a percepção de volume de pessoas. Além disso, a foto foi tirada em um feriado e no período diurno, podendo incluir banhistas e turistas que não estavam participando do evento.

Outro aspecto importante é a densidade. As filmagens do show registram tanto as ruas quanto a faixa de areia completamente tomadas pelo público. O mesmo não ocorreu durante a manifestação, que registrou áreas mais vazias e maior espaçamento entre as pessoas presentes no local.

Também é incorreto comparar imagens de eventos com dinâmicas tão distintas. A performance de Lady Gaga ocorreu em um palco fixo, com o público concentrado em um único local, enquanto a manifestação se deslocou ao longo da orla para acompanhar os carros de som. A metodologia de contagem de público para os dois tipos de eventos é distinta, fator ignorado pelas peças desinformativas.

Além disso, é preciso levar em conta que os institutos possuem diferentes métodos de contagem. Para comparar os dados, é preciso que eles sejam calculados por uma mesma fonte e usando a mesma metodologia, o que não é o caso.

Até o momento, o Monitor do Debate Político no Meio Digital, responsável pela estimativa de público na manifestação bolsonarista, não divulgou nenhuma análise referente ao show de Lady Gaga.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a origem da imagem que representa a manifestação pró-Bolsonaro e constatou que se tratava de um ato em 7 de setembro de 2022 realizado na praia de Copacabana, com dados de público estimados pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Em seguida, buscamos informações sobre o show da cantora Lady Gaga na imprensa e outras imagens aéreas dos dois eventos para contextualizar a comparação.

Compartilhe

Leia também

falsoNikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

Nikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

falsoTrump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

Trump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

falsoVídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã

Vídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã