🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao dizer que foto aérea da Esplanada dos Ministérios é montagem

Por Marco Faustino

2 de janeiro de 2023, 16h55

Não é falsa a foto que mostra uma multidão caminhando em direção à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem foi registrada em um vídeo publicado pelo fotógrafo Eduardo Moura, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), e publicada no perfil oficial do coletivo Mídia Ninja. Em algumas das peças de desinformação, a imagem é comparada a uma foto registrada durante um momento de dispersão do público, que aguardava a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Esplanada dos Ministérios no início da tarde de domingo (1º).

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (2).


Selo falso

Até os patriotas ajudando a divulgar essa foto fake deles! Foi um fiasco de gente!

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma legenda afirma ser falsa a imagem que mostra uma multidão de vermelho em direção à Esplanada dos Ministérios antes da posse do presidente Lula, em Brasília, no domingo (1º), mas a foto é verdadeira. A imagem foi registrada pelo Eduardo Moura, do MST do Maranhão, e publicada no perfil Mídia Ninja, no Twitter, às 11h35, que também registrou o momento em vídeo. Naquela ocasião, os apoiadores chegavam à Esplanada dos Ministérios para a posse, cujo início estava previsto para às 15h no Congresso Nacional.

Algumas das peças checadas circulam junto a um vídeo, atribuído a um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria sido registrado às 14h e mostra grandes espaços vazios no gramado da Esplanada. Durante esse momento, acontecia uma dispersão no local: o público se espalhava entre o palco que recebia atrações musicais e a Praça dos Três Poderes, em frente ao Congresso Nacional.

Entre 13h e 14h foi o período no qual as pessoas, que antes estavam concentradas na via de acesso, começaram a se dispersar na Esplanada. O público então se espalhou em duas áreas: em frente a um palco que recebeu atrações musicais e em frente ao Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Vídeo difundido nas redes sociais mostra início da dispersão dos apoiadores de Lula na Esplanada dos Ministérios; público que compareceu foi maior do que aparece nas imagens
Registro aéreo. Vídeo mostra início da dispersão dos apoiadores de Lula na Esplanada dos Ministérios

Imagens aéreas reproduzidas pela GloboNews e pela TV Brasil por volta das 16h20, horário em que estava prevista a subida de Lula na rampa do Palácio do Planalto, mostram que os espaços vazios em frente ao palco na Esplanada foram preenchidos pelo público.

Imagem aérea feita por volta de 16h20 mostra um público maior na Esplanada dos Ministérios do que por volta das 14h
Multidão. Imagem aérea feita por volta de 16h20 mostra um público maior na Esplanada dos Ministérios do que por volta das 14h.

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que a Praça dos Três Poderes foi fechada às 13h, depois de atingir a lotação máxima de 40 mil pessoas. O Poder360 estimou que entre 24 mil e 32 mil pessoas estavam no local pouco antes do discurso de Lula no parlatório. O site também estimou que de 150 mil a 170 mil pessoas assistiram aos atos da posse. O número estaria abaixo das 300 mil pessoas esperadas pelo PT (Partido dos Trabalhadores), mas acima das 100 mil pessoas que teriam participado dos atos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 7 de setembro de 2022.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Poder360 (Fontes 1 e 2)
3. GloboNews
4. TV Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.