🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao atribuir reclamação sobre falta de água ao governo Lula

Por Marco Faustino

10 de março de 2023, 15h07

Uma reportagem antiga do SBT, em que uma mulher reclama da falta de água até para tomar banho, tem circulado nas redes como se fosse atual e relacionada ao governo Lula (PT). A reportagem, no entanto, foi exibida em maio de 2022, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4,7 mil compartilhamentos no Facebook e 140 mil visualizações no Tik Tok nesta sexta-feira (10).


Selo falso

Nem a Mary Jane vocês vão lavar mais, Nordeste [Faz o L]

Posts atribuem reclamação feita por uma moradora de Altamira sobre falta de água ao governo Lula, o que é falso; queixa é de 2022, quando Bolsonaro governava o país.

Posts nas redes difundem o trecho de uma reportagem da TV Vale do Xingu, afiliada do SBT, sobre a falta de água em um bairro de Altamira (PA), exibida em maio de 2022, como se tivesse relação com o atual governo Lula, o que é falso. Na época em que a reportagem foi ao ar, o presidente ainda era Jair Bolsonaro.


Durante a reportagem, uma moradora identificada como Mara Silva reclamou que estava há sete dias sem água e que não conseguia tomar banho. A princípio, o trecho viralizou nas redes em tom de humor, já que a entrevistada usa o apelido “Mary Jane” — alusão à personagem que namora o Homem Aranha — para se referir à própria genitália.

Após a denúncia, a TV Vale do Xingu entrou em contato com a Prefeitura de Altamira e, ainda durante o programa jornalístico, o abastecimento das casas do bairro começou a ser normalizado, o que foi confirmado pela moradora. Segundo Mara Silva, o problema vinha acontecendo de maneira recorrente nos últimos sete anos, período também englobado pelos governos de Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

A reportagem antiga tem sido atribuída de maneira enganosa ao governo Lula por publicações que utilizam o bordão “Faz o L”. O termo foi apropriado por correntes desinformativas que atribuem problemas e ações de governos anteriores, tidas como impopulares, ao novo mandato do petista, como mostrado pelo Aos Fatos.

Referências:

1. Instagram
2. Metrópoles
3. Confirma Notícia
4. Facebook
5. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.