Uma reportagem antiga do SBT, em que uma mulher reclama da falta de água até para tomar banho, tem circulado nas redes como se fosse atual e relacionada ao governo Lula (PT). A reportagem, no entanto, foi exibida em maio de 2022, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4,7 mil compartilhamentos no Facebook e 140 mil visualizações no Tik Tok nesta sexta-feira (10).
Nem a Mary Jane vocês vão lavar mais, Nordeste [Faz o L]
Posts nas redes difundem o trecho de uma reportagem da TV Vale do Xingu, afiliada do SBT, sobre a falta de água em um bairro de Altamira (PA), exibida em maio de 2022, como se tivesse relação com o atual governo Lula, o que é falso. Na época em que a reportagem foi ao ar, o presidente ainda era Jair Bolsonaro.
Durante a reportagem, uma moradora identificada como Mara Silva reclamou que estava há sete dias sem água e que não conseguia tomar banho. A princípio, o trecho viralizou nas redes em tom de humor, já que a entrevistada usa o apelido “Mary Jane” — alusão à personagem que namora o Homem Aranha — para se referir à própria genitália.
Após a denúncia, a TV Vale do Xingu entrou em contato com a Prefeitura de Altamira e, ainda durante o programa jornalístico, o abastecimento das casas do bairro começou a ser normalizado, o que foi confirmado pela moradora. Segundo Mara Silva, o problema vinha acontecendo de maneira recorrente nos últimos sete anos, período também englobado pelos governos de Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).
A reportagem antiga tem sido atribuída de maneira enganosa ao governo Lula por publicações que utilizam o bordão “Faz o L”. O termo foi apropriado por correntes desinformativas que atribuem problemas e ações de governos anteriores, tidas como impopulares, ao novo mandato do petista, como mostrado pelo Aos Fatos.