🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao atribuir a Lula aumento no índice de desemprego

Por Marco Faustino

10 de fevereiro de 2023, 15h44

Uma reportagem antiga da Record, sobre a taxa de desemprego no Brasil, voltou a circular nas redes como se fosse atual e relacionada ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O trecho veiculado em maio de 2020, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), informa que a desocupação aumentou em doze estados e chegou a 12% no primeiro trimestre daquele ano.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no Facebook e 250 mil visualizações no Kwai nesta sexta-feira (10).


Selo falso

Reportagem da TV Record sobre aumento do desemprego em doze estados brasileiros é de maio de 2020, ou seja, não é atual nem tem relação com o governo Lula

Posts nas redes sociais difundem como atual uma reportagem da Record, exibida em maio de 2020, sobre o aumento do desemprego em doze estados, como se fosse consequência do início do terceiro mandato de Lula, o que é falso. Ainda não há qualquer índice oficial que informe o percentual de desempregados desde 1° de janeiro de 2023.

O dado mais recente mostra que o índice de desemprego em novembro de 2022 ficou em 8,1%, o que representa a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em abril de 2015, que registrou o mesmo percentual. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados em 19 de janeiro.

Referências:

1. YouTube
2. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.