Posts enganam ao atribuir a Lula aumento no índice de desemprego

Compartilhe

Uma reportagem antiga da Record, sobre a taxa de desemprego no Brasil, voltou a circular nas redes como se fosse atual e relacionada ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O trecho veiculado em maio de 2020, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), informa que a desocupação aumentou em doze estados e chegou a 12% no primeiro trimestre daquele ano.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no Facebook e 250 mil visualizações no Kwai nesta sexta-feira (10).


Selo falso

Reportagem da TV Record sobre aumento do desemprego em doze estados brasileiros é de maio de 2020, ou seja, não é atual nem tem relação com o governo Lula

Posts nas redes sociais difundem como atual uma reportagem da Record, exibida em maio de 2020, sobre o aumento do desemprego em doze estados, como se fosse consequência do início do terceiro mandato de Lula, o que é falso. Ainda não há qualquer índice oficial que informe o percentual de desempregados desde 1° de janeiro de 2023.

O dado mais recente mostra que o índice de desemprego em novembro de 2022 ficou em 8,1%, o que representa a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em abril de 2015, que registrou o mesmo percentual. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados em 19 de janeiro.

Referências

  1. YouTube
  2. G1

Compartilhe

Leia também

falsoJanja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Janja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas

Um estelionato a cada 16 segundos: por que os golpes digitais crescem no Brasil

Um estelionato a cada 16 segundos: por que os golpes digitais crescem no Brasil