🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao dizer que Chauí tirou garrafa de cachaça de Lula

Por Priscila Pacheco

18 de agosto de 2022, 18h28

Não há evidências de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estivesse bêbado e com uma garrafa de cachaça em um ato político, e que a professora Marilena Chauí tirou o recipiente da sua mão para ele parar de beber, como afirmam postagens nas redes (veja aqui). O vídeo desinformativo corta o momento em que Chauí devolve para Lula a garrafa, já aberta. A assessoria de Lula negou que o ex-presidente estivesse alcoolizado no momento e disse que ele bebia água. As imagens foram registradas no dia 15 de agosto, em evento na USP, e não no dia 16.

O vídeo, que foi publicado no Twitter pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) com a legenda “você deixaria um bêbado dirigir seu carro? E o Brasil?”, conta com ao menos 1.857 retuítes nesta quinta-feira (18). No Instagram, postagens contabilizam 2.665 curtidas.


Selo falso

LULA ontem, dia 16 de agosto, no lançamento de sua campanha, bêbado e falando besteiras. A cada besteira um gole de cachaça. Vejam a cara do puxa saco atrás dele. Quando o ladrão vai na garrafa, a bruna Marilena toma a garrafa da mão dele. É essa carniça que quer governar o país.... bebendo !

Postagem engana ao insinuar que Lula estava bêbado e tomando cachaça durante discurso

Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que o ex-presidente Lula estivesse bêbado em um ato de lançamento de campanha, e que a professora Marilena Chauí tenha retirado uma garrafa da sua mão para ele parar de beber. Segundo a assessoria do petista, Chauí na verdade havia ajudado Lula a abrir uma garrafa de água, e ele não estava alcoolizado durante o evento. A cena completa pode ser conferida no vídeo original (1 hora, 57 minutos e 25 segundos).

No vídeo, gravado no dia 15 de agosto em um ato político na USP — e não no ato de abertura da campanha, que ocorreu no dia seguinte —, o então pré-candidato reclama que ainda não pode falar sobre eleição, pega uma garrafa de plástico com um líquido transparente e tampada, quando é interrompido por Chauí. Lula tomou um gole da água presente na mesma garrafa dois minutos depois de ter pegado o recipiente pela primeira vez. Na peça desinformativa, o momento em que Marilena Chauí devolve a garrafa para Lula é cortado.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro postou em seu Twitter a peça desinformativa acompanhada da legenda “você deixaria um bêbado dirigir seu carro? E o Brasil?”. O Aos Fatos entrou em contato com o parlamentar e candidato à reeleição, mas não obteve resposta.

Referências:

1. Aos Fatos
2. YouTube Lula
3. Poder360


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.