🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao afirmar que soldado Wesley não atirou contra policiais na Bahia

Por Luiz Fernando Menezes

1 de abril de 2021, 18h58

É falso que o soldado Wesley Soares não fez disparos na direção dos policiais que negociavam sua rendição no Farol da Barra, em Salvador (BA), no domingo (28), como alegam nas redes sociais (veja aqui). Imagens registradas por emissoras de TV mostram que agente atirou primeiro na direção dos colegas, que revidaram. Já caído no chão, o PM ainda efetuou outros oito disparos contra a tropa. A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar baianas também refutaram as alegações das postagens.

O vídeo com informações enganosas acumulava ao menos 10 mil compartilhamentos na tarde desta quinta-feira (1º) só em posts no Facebook. Todos foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Wesley claramente atira para cima. Reparem que após o disparo para cima, o soldado Wesley abaixa o seu fuzil e sai andando, quando é supreendido por disparos em sua direção que custaram a sua vida.

Circula nas redes sociais uma peça de desinformação que sugere que o soldado Wesley Soares, morto no último domingo (28) no Farol da Barra, em Salvador (BA), não teria atirado contra policiais nem colocado em risco os moradores do bairro. A montagem sustenta que o soldado atirou somente para o alto e, após ser neutralizado, não teria reagido. Imagens exibidas na TV e as autoridades baianas desmentem essa alegação.

Na tarde de domingo (29), Soares chegou ao Farol da Barra, um dos mais famosos pontos turísticos da capital baiana, e começou a atirar para o alto e gritar palavras de ordem. Após isolar o local, a PM, com a ajuda de familiares, tentou travar uma negociação.

Por volta das 18h30, Soares fez uma contagem regressiva e atirou em direção aos policiais. A tropa então reagiu e acertou o soldado, que caiu e efetuou mais oito disparos contra os agentes. Imagens do tiroteio foram registradas pela TV Aratu.

O que a montagem divulgada pela peça de desinformação faz é distorcer a descrição das imagens e chamar a atenção para ângulos específicos para tentar gerar a versão falsa de que Soares não teria atirado contra os policiais ou sequer reagido após levar o primeiro tiro.

Contatada por Aos Fatos, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia negou a versão defendida pelas postagens.

“Em nenhum momento foi tiro para cima. O recuo do fuzil, depois que ele disparou, é que sobe um pouco com o impacto. Mas quando sobe o cano, já saiu o projétil muito antes. Então quando fazem a imagem paralisada com a faísca do projétil, veja a altura que está. Está na altura da cabeça dos policiais”, afirmou a assessoria ao Aos Fatos.

As imagens disponíveis do momento podem ser vistas abaixo:

O vídeo omite ainda que, nas imagens, é possível ver claramente o momento em que, já no chão, Soares dispara seguidamente contra os policiais (veja abaixo):

O comandante-geral da PM baiana, coronel Paulo Coutinho, afirmou que Soares começou a atirar para o alto, mas, no final da tarde daquele domingo, passou a disparar em direção à tropa presente no local, “colocando em risco também a vida dos moradores da região”. Em nota, a polícia afirmou que o soldado foi socorrido imediatamente após ser abatido. As circunstâncias do caso estão em apuração em inquérito que deve ser concluído em até 30 dias, segundo a corporação.

O caso tem gerado desinformação nas redes sociais desde a madrugada de segunda-feira (29), quando passaram a circular informações enganosas de que o policial estaria em um protesto contra decisões do governador Rui Costa (PT-BA) e que ele teria sido morto sem chances de negociação.

Referências:

1. Twitter
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. TV Aratu
4. SSP/BA
5. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.