Posts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Compartilhe

Não é verdade que o ex-desembargador Sebastião Coelho foi proibido de atuar na defesa de seu cliente, Filipe Martins, durante julgamento nesta terça-feira (25) no STF (Supremo Tribunal Federal). As peças de desinformação, que compartilham uma manchete sobre a detenção do ex-desembargador, omitem que Martins não estava entre os denunciados deste julgamento.

As peças de desinformação somavam centenas de compartilhamentos no X até a tarde desta quarta-feira (25).

Prenderam o Desembargador Sebastião Coelho por ele manifestar sua indignação diante da proibição de entrar no plenário, onde seu cliente Felipe Martins, está sendo julgado.

Post alega que o ex-desembargador Sebastião Coelho foi proibido de entrar no plenário do STF, onde seu cliente Filipe Martins estava sendo julgado.

Posts nas redes enganam ao fazer crer que o advogado de Filipe Martins, o ex-desembargador Sebastião Coelho, teria sido impedido de atuar na defesa de seu cliente durante julgamento no STF. Apesar de ser um dos 34 denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República), Martins não integrava o núcleo que era alvo de julgamento nesta terça (25).

Coelho foi impedido de acessar o plenário onde a Primeira Turma do STF julgava a denúncia da PGR do chamado núcleo 1, composto por Bolsonaro e outros sete aliados. Em nota à imprensa, o Supremo esclareceu que o desembargador não obedeceu às orientações, que previam a necessidade de credenciamento prévio de advogados e da imprensa.

Coelho argumentou que a divisão por núcleos não altera o fato de que se trata de um único processo, com 34 acusados reunidos em uma mesma denúncia.

O ex-desembargador foi encaminhado para assistir ao julgamento por meio de um telão no auditório da Segunda Turma, mas se recusou a permanecer no local. Ele então causou tumulto ao gritar palavras de ordem durante a leitura do relatório das denúncias por parte do ministro Alexandre de Moraes.

O advogado de Martins foi detido pela Polícia Judiciária por “flagrante delito por desacato e ofensas ao tribunal”. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou o registro do boletim de ocorrência. Em seguida, o ex-desembargador foi liberado.

Ex-assessor de Bolsonaro, Martins é um dos denunciados pela PGR por suposta tentativa de golpe de Estado e integra o núcleo 2 da denúncia, cujo julgamento está previsto para ocorrer entre os dias 29 e 30 de abril.

O caminho da apuração

Aos Fatos remontou a linha dos acontecimentos a partir de reportagens publicadas na imprensa, informações oficiais divulgadas pelo STF e relatos compartilhados nas redes sociais pelo ex-desembargador Sebastião Coelho.

Referências

  1. g1 (1 e 2)
  2. Veja
  3. STF
  4. CNN Brasil
  5. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

Vídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

falsoPosts transfóbicos desinformam sobre gênero de modelo que teria caso com Vini Jr.

Posts transfóbicos desinformam sobre gênero de modelo que teria caso com Vini Jr.

falsoEm vídeo, primeira-dama israelense fala sobre criação do país, não suposto conflito com Brasil

Em vídeo, primeira-dama israelense fala sobre criação do país, não suposto conflito com Brasil

fátima
Fátima