🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts distorcem fala de Lula ao JN sobre setor ‘fascista’ do agronegócio

Por Priscila Pacheco

26 de agosto de 2022, 17h11

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não chamou todo o agronegócio de “direitista” e “fascista” durante entrevista ao Jornal Nacional na quinta-feira (25), como tem sido dito nas redes sociais (veja aqui). As publicações omitem que o petista se referia a apenas parte do agronegócio, segundo ele empresários que não protegem o meio ambiente. O trecho compartilhado exclui a parte em que o candidato comenta que há pessoas “sérias” no setor que querem a preservação dos recursos naturais.

A declaração distorcida conta com ao menos 21 mil curtidas no Instagram, 170 mil interações no TikTok, 21 mil retuítes no Twitter e 10 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta (26). No Telegram, a desinformação foi compartilhada no canal do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no qual contabiliza 12 mil visualizações.


Selo não é bem assim

Postagens distorcem declaração de Lula para dizer que ele chamou todo o agronegócio de fascista

Postagens nas redes sociais distorcem uma declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o agronegócio feita durante a entrevista de quinta-feira (25) ao Jornal Nacional para fazer crer que ele disse que todo o setor é “fascista e direitista”. O candidato à Presidência fazia referência a uma parcela dos empresários do campo, como é possível conferir no trecho completo.

Por volta de 35 minutos e 49 segundos, a apresentadora Renata Vasconcellos diz que a maneira como Lula fala do agronegócio faz parecer que o setor é contra o meio ambiente sustentável. O petista, então, discorda e diz que essa oposição é feita por um setor “fascista e direitista” do agronegócio. Na sequência, ele afirma que empresários “sérios” que exportam para o exterior não querem desmatar. Esse trecho não aparece nas peças.

Confira a transcrição na íntegra:

Renata: “Agora, antes da gente abordar um pouquinho mais sobre os sem-terra, é preciso fazer esse esclarecimento, porque, como o senhor colocou, parece que o setor do agronegócio, é, não tem a ver, é contrário, faz oposição ao meio ambiente, ao meio ambiente sustentável, que não é verdade.”
Lula: “Não faz não. Faz não. Você acabou de ver”
Renata: “Não deve fazer”
Lula: “Você…é…veja. O agronegócio fascista, sabe, que é fascista e direitista, porque os empresários sérios que trabalham no agronegócio, que têm comércio com o exterior, que exportam para a Europa, para a China, esses não querem desmatar, esses querem preservar os nossos rios, querem preservar as nossas águas, querem preservar as nossas faunas. Esses não. Mas você tem um monte que quer”

O áudio e a transcrição da entrevista de Lula estão disponíveis no Banco de Discursos do Aos Fatos.

O senador Flávio Bolsonaro compartilhou a desinformação em seu canal no Telegram. O Aos Fatos entrou em contato com o parlamentar, mas não obteve resposta.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
2. G1
3. Metrópoles


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.