🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Postagens distorcem fala de Paes sobre cobrança de pedágio na Linha Amarela

Por Priscila Pacheco e Luiz Fernando Menezes

1 de dezembro de 2020, 17h22

Uma declaração do prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (DEM), em que ele admite a possibilidade de manter a proposta da gestão Crivella de cobrar o pedágio na Linha Amarela em apenas um sentido, tem sido usada de maneira distorcida nas redes sociais (veja aqui). Sem o devido contexto, as postagens dão a entender que Paes já teria decidido pelo retorno da cobrança na via nos moldes anteriores, nos dois sentidos, o que não é verdade.

A informação enganosa circula em postagens no Facebook que contam com ao menos 32 mil compartilhamentos nesta terça-feira (1º). Todas as publicações foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


DISTORCIDO

O Pedágio voltará a ser cobrado, acabou de falar na Globo... isso é só o começo. NÃO reclame apenas Pague.

Postagens nas redes sociais distorcem o conteúdo de uma declaração do prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (DEM), em entrevista concedida à rede Globo nesta segunda-feira (30), para afirmar que ele vai retomar a cobrança do pedágio da Linha Amarela nos dois sentidos, como era antes da intervenção feita pelo atual mandatário Marcelo Crivella (Republicanos).

Na realidade, quando perguntado sobre o tema, Paes afirmou que admitiria a possibilidade de pedágio nos moldes que foram propostos por Crivella em outubro deste ano: o município faria a cobrança em apenas um sentido por valor mais baixo que o cobrado anteriormente pela Lamsa, concessionária que administrava a via. Veja a íntegra da resposta de Paes:

“Eu ouvi também o prefeito Crivella dizer que eles têm um estudo na prefeitura, imagino que seja um estudo técnico, que dá para fazer o pedágio num sentido só a 4,50, uma coisa assim. Se esse estudo for verdadeiro e há viabilidade financeira para isso, acho que a prefeitura tá hoje numa posição de força em relação à Lamsa para tomar uma decisão para que ponha, para que se tiver que colocar pedágio, num preço muito mais baixo. Estou falando aqui exatamente o que falei na campanha, falei na semana passada a partir dessa informação que eu ouvi do próprio prefeito Crivella. Então, imagino que este estudo sendo técnico e mostrando viabilidade econômico-financeira para a manutenção da concessão é o ideal e o adequado”.

Paes fez um comentário parecido em entrevista concedida à Band News no mesmo dia.

Na campanha, Eduardo Paes disse que manteria a Linha Amarela sem pedágio caso a prefeitura tenha condições de pagar a encampação da via. O valor ainda será definido pela Justiça, mas estima-se algo em torno de R$ 1 bilhão.

Em outubro do ano passado, Crivella rompeu o contrato com a concessionária, encampou a Linha Amarela e mandou derrubar as cancelas do pedágio. Segundo o prefeito, a concessão teria dado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão à administração municipal, valor correspondente ao que teria sido arrecadado com o pedágio e superado o valor previsto na concessão.

Neste ano, a prefeitura obteve vitórias no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que mantiveram o cancelamento da concessão da via expressa. Agora, é aguardado o julgamento definitivo do caso pelo STJ.

Referências:

1. Globo
2. O Globo
3. Band News
4. Folha de S. Paulo
5. Agência Brasil


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.