Não é verdade que uma pesquisa mostrou Pablo Marçal (PRTB) liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com 53% das intenções de voto. As peças enganosas compartilham como se fosse real um gráfico publicado por um perfil satírico no X (ex-Twitter).
O conteúdo desinformativo acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (23).
Alô São Paulo. Surge um Novo Fenômeno na Política brasileira, um Novo Mito PABLO MARÇAL. Ele deu Um Show no Debate da Band à Prefeitura de SP, e Já Lidera as Pesquisas. Ele Foi Firme, Contundentes, Sem Rodeios. Ganhou a Simpatia dos Eleitores e Viralizou nas Redes Sociais. O Cara é Arrochado.
Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse verídica uma peça satírica que mostra Pablo Marçal liderando a corrida eleitoral em São Paulo com 53% das intenções de voto. O gráfico foi criado por um perfil apócrifo no X que se identifica como um “pseudônimo de humor ácido”.
Nos comentários do post original, o autor afirma que a pesquisa “foi feita no cemitério da Consolação” e que, caso acertasse os resultados, os seguidores poderiam presenteá-lo com uma cerveja.
O post humorístico que tem sido compartilhado fora de contexto nas redes credita a pesquisa ao Instituto Brasileiro de Pesquisas Grafeno. Não há, no entanto, nenhuma empresa com esse nome registrada na base de pesquisas eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Esta não é a primeira vez que Aos Fatos desmente publicações que disseminam pesquisas eleitorais falsas para indicar que Marçal estaria liderando a corrida eleitoral na capital paulista. Recentemente, peças enganosas manipularam o resultado de um levantamento do Instituto Veritá do início de julho para inverter as posições do ex-coach e de Guilherme Boulos (PSOL), que ocupava a dianteira.
De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta-feira (22), Boulos, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 23%, 19% e 21% das intenções de voto, respectivamente.
O caminho da checagem
Inicialmente, Aos Fatos buscou no X a legenda que acompanha o gráfico com resultados da suposta pesquisa eleitoral para encontrar a publicação original. A reportagem constatou que o levantamento era falso e que o post havia sido publicado por um perfil humorístico.
Para contextualizar a situação da disputa pela Prefeitura de São Paulo, buscamos pesquisas eleitorais recentes, que apontam Boulos, Marçal e Nunes em empate técnico.