Post humorístico é compartilhado fora de contexto para insinuar liderança de Marçal nas eleições de SP

Compartilhe

Não é verdade que uma pesquisa mostrou Pablo Marçal (PRTB) liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com 53% das intenções de voto. As peças enganosas compartilham como se fosse real um gráfico publicado por um perfil satírico no X (ex-Twitter).

O conteúdo desinformativo acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (23).

Alô São Paulo. Surge um Novo Fenômeno na Política brasileira, um Novo Mito PABLO MARÇAL. Ele deu Um Show no Debate da Band à Prefeitura de SP, e Já Lidera as Pesquisas. Ele Foi Firme, Contundentes, Sem Rodeios. Ganhou a Simpatia dos Eleitores e Viralizou nas Redes Sociais. O Cara é Arrochado.

Posts compartilham como se fosse verdadeira uma pesquisa de intenção de voto feita por perfil de humor

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse verídica uma peça satírica que mostra Pablo Marçal liderando a corrida eleitoral em São Paulo com 53% das intenções de voto. O gráfico foi criado por um perfil apócrifo no X que se identifica como um “pseudônimo de humor ácido”.

Nos comentários do post original, o autor afirma que a pesquisa “foi feita no cemitério da Consolação” e que, caso acertasse os resultados, os seguidores poderiam presenteá-lo com uma cerveja.

O post humorístico que tem sido compartilhado fora de contexto nas redes credita a pesquisa ao Instituto Brasileiro de Pesquisas Grafeno. Não há, no entanto, nenhuma empresa com esse nome registrada na base de pesquisas eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esta não é a primeira vez que Aos Fatos desmente publicações que disseminam pesquisas eleitorais falsas para indicar que Marçal estaria liderando a corrida eleitoral na capital paulista. Recentemente, peças enganosas manipularam o resultado de um levantamento do Instituto Veritá do início de julho para inverter as posições do ex-coach e de Guilherme Boulos (PSOL), que ocupava a dianteira.

De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta-feira (22), Boulos, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 23%, 19% e 21% das intenções de voto, respectivamente.

O caminho da checagem

Inicialmente, Aos Fatos buscou no X a legenda que acompanha o gráfico com resultados da suposta pesquisa eleitoral para encontrar a publicação original. A reportagem constatou que o levantamento era falso e que o post havia sido publicado por um perfil humorístico.

Para contextualizar a situação da disputa pela Prefeitura de São Paulo, buscamos pesquisas eleitorais recentes, que apontam Boulos, Marçal e Nunes em empate técnico.

Compartilhe

Leia também

falsoMusk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

Musk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

falsoÉ mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

É mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

falsoPosts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA

Posts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA