🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Post difunde fotos antigas para inflar manifestação bolsonarista

Por Amanda Ribeiro

3 de maio de 2020, 18h49

Publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui) enganam ao compartilhar fotos de manifestações antigas como se fossem de ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizado neste domingo (3) em Brasília. Ao lado de imagens de carreatas como a que de fato ocorreu na Esplanada dos Ministérios, são difundidas fotografias de protesto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 e de duas manifestações anteriores pró-Bolsonaro, uma em maio de 2019, outra na semana passada.

O Aos Fatos não conseguiu identificar outras três imagens que compõem a galeria compartilhada nas redes. No entanto, elas mostram cenas que se assemelham às da carreata que ocorreu neste fim de semana na capital.

Compartilhadas por perfis bolsonaristas no Facebook, as imagens com o falso contexto apresentam padrão de impulsionamento artificial, como dezenas de comentários dos mesmos usuários com uma mesma hashtag. Até a tarde deste domingo (3), as publicações acumulam cerca de 5.000 compartilhamentos. Todas foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


DISTORCIDO

Fotos de manifestações antigas têm sido compartilhadas nas redes sociais para inflar ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizado neste domingo (3) em Brasília. Dentre as seis imagens difundidas, uma mostra um protesto contra a então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, outras duas são de manifestações em apoio ao governo em 2019 e no último dia 26 de abril. Aos Fatos não conseguiu verificar a origem das outras imagens, que mostram cenas de carreatas como a que de fato ocorreu neste domingo.

De autoria de Sérgio Lima, da Folhapress, a foto acima foi tirada em 15 de março de 2016 durante protesto pelo impeachment de Dilma. De acordo com estimativas da Polícia Militar à época, o evento reuniu cerca de 45 mil pessoas. No final do ato, um grupo se reuniu para em frente ao Congresso Nacional e algumas pessoas chegaram a ser detidas pela polícia ao tentar invadir o prédio.

A imagem já foi usada por outra peça de desinformação checada por Aos Fatos em maio do ano passado para sugerir que se tratava de um registro de manifestações pró-governo realizadas à época.

Apesar de registrar um ato bolsonarista, a foto acima foi tirada em 27 de maio de 2019, quando grupos pró-governo realizaram uma manifestação em apoio às reformas anunciadas pelo Executivo. Os atos foram organizados em resposta aos protestos contrários ao congelamento de despesas na educação, que atingiram especialmente as universidades federais.

Além do apoio ao governo federal, o protesto bolsonarista também tinha como pauta críticas ao Congresso e ao STF (Supremo Tribunal Federal) e o apoio à Operação Lava Jato.

Registrada no dia 26 de abril, a imagem acima, do fotógrafo Wagner Pires, do Estadão Conteúdo, mostra um ato pró-governo e contra o Congresso Nacional. Também constavam na pauta da manifestação pedidos pelo fim do isolamento social adotado por governadores e prefeitos como forma de conter a pandemia do novo coronavírus.

Carreata. Manifestantes fizeram uma carreata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (3) em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra as atuações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. Também estava na pauta um pedido de intervenção militar.

No ato, que contou mais uma vez com a participação de Bolsonaro, também foram criticadas as medidas de isolamento adotadas por governadores e prefeitos no combate à pandemia de Covid-19. Aglomerados em frente ao Palácio do Planalto, manifestantes ofenderam e agrediram repórteres que realizavam a cobertura do evento.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. Folha de S.Paulo (Fontes 1 e 2)
3. Aos Fatos
4. Veja
5. El Pais
6. Jovem Pan


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.