🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Post difunde foto de 2019 para inflar manifestação em apoio a Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

15 de março de 2021, 17h17

Publicações nas redes sociais compartilham como se fosse recente uma foto de 2019 de uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (veja aqui). A imagem tem sido usada para inflar o público que esteve presente em ato pró-governo realizado no último domingo (14). Por meio de busca reversa, o Aos Fatos encontrou a cena em reportagens antigas do site de notícias Metrópoles e da Globo News.

A fotografia descontextualizada conta com ao menos 18.600 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (15) e foi marcada com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌). A imagem também foi publicada no Twitter por apoiadores do presidente.


Copacabana mais linda do que nunca, hoje sem bunda de fora. 🥰😂😂😂


A foto de um ato realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em 26 de maio de 2019 tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse da manifestação que ocorreu neste domingo (14) também pró-governo.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos encontrou a cena de 2019 em reportagem da Globo News e em matéria do site de notícias Metrópoles. À época, os defensores de Bolsonaro apoiavam medidas do governo, como a reforma da Previdência, e as manifestações ocorreram em municípios de pelo menos 13 unidades da federação.

Apesar de a Polícia Militar não ter divulgado estimativa de público na ocasião, a manifestação na praia de Copacabana ocupou sete quarteirões, de acordo com a imprensa.

Neste domingo (14), o ato pró-governo também criticava as medidas restritivas implementadas por governadores para minimizar a disseminação da Covid-19. Como é possível ver em registros da imprensa, a manifestação teve adesão inferior à de 2019.

Carreatas. Manifestantes fizeram carreatas e atos em apoio ao governo federal e contra medidas restritivas em ao menos sete capitais no último domingo. Desde então, peças de desinformação compartilham fotos de protestos antigos como forma de inflar o público que esteve presente nos eventos. Nesta segunda-feira, o Aos Fatos também checou que uma foto de 2016 de protesto contra a então presidente Dilma Rousseff tem sido enganosamente associada a manifestação de apoio a Bolsonaro em Brasília.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Metrópoles
3. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
4. UOL


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.