🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Por que não é indicado misturar produtos de limpeza? Fátima explica

Por Luiz Fernando Menezes

19 de abril de 2023, 18h36

Fátima está sentada à mesa diante de um computador com o logo do Aos Fatos, usando luvas de limpeza. Um balão projeta o vídeo que ela assiste no computador, que ensina uma receita caseira de desinfetante. O texto do balão é: muito cuidado ao seguir receitas de produtos de limpeza milagrosos que podem ser encontradas facilmente na internet e que prometem turbinar a faxina.Fátima está inclinada sobre o chão, de luvas, se esforçando para limpar uma mancha de sujeira com um pano. Ao seu lado está um frasco verde escrito mistura. O texto do balão é: Essas misturas muitas vezes não ajudam em nada. E, combinados, alguns produtos podem ter sua eficiência reduzida ou até anulada. Dois produtos de limpeza são vertidos dentro de um balde. O resultado da combinação é um produto roxo, tóxico; uma caveira aparece desenhada na espuma. O texto do balão é: Algumas receitas anunciadas como salvadoras também podem causar danos à superfície que está sendo limpada e, no pior dos casos, à saúde das pessoas.Imagem mostra que frasco de vinagre somado a bicarbonato de sódio pode gerar uma explosão. Balão diz: misturar vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, gera excesso de gás carbônico. Caso a mistura seja feita ou armazenada em um recipiente fechado, pode gerar uma explosão!imagem mostra que frasco de vinagre somado a água oxigenada leva à formação de um produto tóxico. Balão de falas diz: O vinagre, se misturado com água oxigenada, é ainda mais perigoso. Juntos, eles formam um ácido tóxico e corrosivo.Frasco de água sanitária aparece atrás de várias faixas com a mensagem cuidado! Perigo! O balão de falas diz: O produto menos indicado para combinações caseiras é a água sanitária. Desinfetantes, alvejantes, álcool (seja líquido ou gel), água oxigenada, pasta de dente, vinagre, açúcar… Todos geram resultados nocivos à saúde se misturados a ela.Fátima olha para a tela do celular enquanto segura um esfregão. Ao fundo, o piso está coberto de uma mistura esverdeada e há uma placa que alerta para o piso molhado. O texto do balão é: A recomendação, inclusive, é sempre usar a água sanitária em superfícies secas e esperar que ela evapore antes de aplicar outro produto no mesmo local.Fátima está parada diante de uma prateleira segurando um frasco de detergente. Ela diz: Então, para ficar claro. Evite misturar produtos de limpeza. Na melhor das hipóteses, a combinação não vai fazer nenhuma diferença na rotina doméstica.

Colaborou Amanda Ribeiro.

Referências:

1. Posso misturar?
2. Instagram (Nunca Vi 1 Cientista)
3. Estúdio C
4. Almanaque SOS
5. Entrevista com Laura Marise
6. Entrevista com Marcelo Arbo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.