Ponte entre Barra e Xique-Xique não foi construída pelo governo Bolsonaro

Compartilhe

Não é obra do governo Bolsonaro a ponte sobre o Rio São Francisco que liga os municípios baianos Barra e Xique-Xique, como afirma a narradora de um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O empreendimento foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do estado da Bahia e um consórcio de empresas de engenharia, sem participação ou investimentos da gestão federal.

A gravação em que consta a alegação enganosa acumulava ao menos 18 mil compartilhamentos em postagens no Facebook nesta segunda-feira (27).


Selo falso

Lembra? 32 anos atrás nós passando por essa estrada que une Barra à Xique-Xique na Bahia, passava na balsa. Só foi entrar Jair Messias Bolsonaro… olha só a ponte.

É falso que a ponte que liga as cidades baianas Barra e Xique Xique tenha sido construída pelo governo Bolsonaro, como afirma a mulher em vídeo que circula nas postagens checadas. A estrutura, que cruza o Rio São Francisco e faz parte da rodovia BA-160, foi inaugurada em 3 de dezembro e construída por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) entre duas empresas de engenharia e o governo do estado da Bahia.

A PPP foi licitada em agosto de 2018 e o Consórcio Estrada do Feijão Bahia, formado por SVC Construções e Paviservice Serviços de Pavimentação venceu o pregão. As obras, no entanto, só foram iniciadas em junho de 2020 e custaram R$ 133 milhões, segundo o governo baiano.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) negaram que o empreendimento recebeu recursos federais.

Aos Fatos não conseguiu identificar quem é a narradora do vídeo nem a data da gravação.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Governo da Bahia (1 e 2)
  2. Seinfra-BA (1 e 2)
  3. Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas