Ponte entre Barra e Xique-Xique não foi construída pelo governo Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

27 de dezembro de 2021, 15h48

Não é obra do governo Bolsonaro a ponte sobre o Rio São Francisco que liga os municípios baianos Barra e Xique-Xique, como afirma a narradora de um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O empreendimento foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do estado da Bahia e um consórcio de empresas de engenharia, sem participação ou investimentos da gestão federal.

A gravação em que consta a alegação enganosa acumulava ao menos 18 mil compartilhamentos em postagens no Facebook nesta segunda-feira (27).


Selo falso

Lembra? 32 anos atrás nós passando por essa estrada que une Barra à Xique-Xique na Bahia, passava na balsa. Só foi entrar Jair Messias Bolsonaro… olha só a ponte.

É falso que a ponte que liga as cidades baianas Barra e Xique Xique tenha sido construída pelo governo Bolsonaro, como afirma a mulher em vídeo que circula nas postagens checadas. A estrutura, que cruza o Rio São Francisco e faz parte da rodovia BA-160, foi inaugurada em 3 de dezembro e construída por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) entre duas empresas de engenharia e o governo do estado da Bahia.

A PPP foi licitada em agosto de 2018 e o Consórcio Estrada do Feijão Bahia, formado por SVC Construções e Paviservice Serviços de Pavimentação venceu o pregão. As obras, no entanto, só foram iniciadas em junho de 2020 e custaram R$ 133 milhões, segundo o governo baiano.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) negaram que o empreendimento recebeu recursos federais.

Aos Fatos não conseguiu identificar quem é a narradora do vídeo nem a data da gravação.

Referências:

1. Governo da Bahia (1 e 2)
2. Seinfra-BA (1 e 2)
3. Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.