🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Autoridades seguem mais de 1.400 contas que divulgaram teorias da conspiração QAnon no Twitter

Por Bruno Fávero

4 de setembro de 2020, 14h21

Na análise do Radar desta semana, abordamos o crescimento do movimento QAnon e sua proximidade com as autoridades brasileiras (inscreva-se aqui para receber o relatório completo todas as semanas).

O nome se refere a um grupo de conspiracionistas surgido nos EUA que afirma existir no mundo uma rede de "satanistas pedófilos" que incluiria nomes tão variados como o ator Tom Hanks, o bilionário Bill Gates e, no Brasil, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Tudo, claro, completamente falso.

Um levantamento do Radar mostra que pelo menos 212 autoridades do Brasil (parlamentares eleitos e membros do primeiro escalão do Executivo federal) seguem mais de 1.400 perfis que divulgam conteúdos QAnon. Parlamentares que apoiam Jair Bolsonaro são os que seguem o maior número dessas contas. Em menor escala, o próprio presidente e seu círculo próximo também está em contato direto com o material — oito perfis diretamente ligados a Bolsonaro e de ministros seguem ao menos 96 contas simpáticas às teorias da conspiração.


Este conteúdo foi enviado nesta sexta-feira (4) por meio da newsletter Radar Aos Fatos e estará disponível gratuitamente nesse formato até o fim de setembro, quando passará a ser premium. Para receber os relatórios reservados como degustação, além de dados estruturados desse monitoramento, cadastre-se aqui.

sobre o

Radar Aos Fatos faz o monitoramento do ecossistema de desinformação brasileiro e, aliado à ciência de dados e à metodologia de checagem do Aos Fatos, traz diagnósticos precisos sobre campanhas coordenadas e conteúdos enganosos nas redes.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.