Tânia Rego/ABr

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2016. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Polícia do Rio é 77% mais letal que a de SP

Por Bárbara Libório

10 de junho de 2016, 11h14

Aos Fatos mostrou na última quinta-feira (9) que, em dez anos (de 2004 a 2014), a Polícia Militar do Estado de São Paulo matou três vezes mais que atentados considerados terroristas das principais guerrilhas e grupos terroristas latino-americanos, segundo o Global Terrorism Database. Há, no entanto, uma instituição mais letal: a Polícia do Rio de Janeiro que, na última década, matou 77% mais que a polícia paulista.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, de 2005 a 2015, 9.118 pessoas morreram em decorrência de ação policial de agentes em serviço — são os chamados “homicídios proveniente de oposição à intervenção policial”. Em São Paulo, foram 5.132 casos de morte decorrentes de ação policial durante o mesmo período — a Secretaria de Segurança Pública de SP não os classifica como homicídios.

Veja, em tabelas, a íntegra da nossa apuração.

Os anos de 2005 a 2009 foram os mais violentos no Rio de Janeiro: morreram pelas mãos de policiais militares 1.098, 1.063, 1.330, 1.137 e 1.048 pessoas, respectivamente. Desde então, o número não voltou a ultrapassar a casa dos mil.

Em 2015, a região da Grande Niterói foi a que mais sofreu com a violência policial, com uma taxa de 8,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Na capital, a taxa foi de 4,7. A baixada fluminense e o interior do estado tiveram taxas de 4,1 e 1 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Polícia x terrorismo. Se fizermos o mesmo exercício que fizemos com a Polícia Militar paulista e compararmos o número de mortes causadas pela polícia do Rio de Janeiro e o número de mortes causadas por atentados das principais guerrilhas e grupos terroristas latino-americanos, a letalidade é ainda maior.

A polícia fluminense matou, de 2004 a 2014, sete vezes mais que atentados de grupos como as Farc (Forças Armadas Revolucionárias de Colombia), guerrilha armada que opera na Colômbia desde 1964 contra o governo baseado em Bogotá e que é diretamente ligada à produção e ao tráfico de cocaína, e o ELN (Exército de Liberação Nacional).

E, ainda, se fizermos a comparação apenas com as Farc, responsável por 70% do número de mortes em atentados, vemos que a polícia fluminense matou 10 vezes mais a guerrilha nesse período.

Metodologia. A base de dados do Global Terrorism Database pertence ao National Consortium for the Study of Terrorism and Responses to Terrorism, de sigla Start, da Universidade de Maryland, nos EUA, e reúne informações sobre os atentados terroristas que ocorreram entre 1970 e 2014. O consórcio afirma que a recompilação de dados passou por quatro fases em que se aplicaram diferentes definições de terrorismo. Estão entre elas atos violentos com o objetivos políticos, econômicos, religiosos ou sociais; que incluem a intenção de coagir, intimidar ou transmitir alguma mensagem para um público maior que não as vítimas imediatas; ou que está fora dos preceitos do direito internacional humanitário.

No caso da América do Sul, a maioria dos grupos responsáveis por esses atentados são guerrilhas armadas e grupos paramilitares. Na Colômbia, a guerra entre forças do governo, guerrilhas, grupos paramilitares data da década de 1960 e já deixou milhares de mortos de ambos os lados. As Farc e o governo colombiano negociam um acordo de paz desde 2012.

Para esta reportagem também usamos dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, com informações da Polícia Civil fluminense.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.