Grupo católico fez campanha nas redes a favor do PL do Aborto para pressionar deputados

Compartilhe

Com votação simbólica, quando não há registro individual dos votos dos deputados, a Câmara aprovou nesta quarta-feira (12) a tramitação em regime de urgência do PL 1.904/2024, que equipara o aborto após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio — mesmo em caso de estupro, situação em que o procedimento é legalizado.

A quatro meses das eleições municipais, parlamentares articularam para que não precisassem assumir seus votos em público — e, desta forma, não desagradassem nem a parcela do eleitorado favorável ao projeto, nem a parcela oposta.

A mensagem mais compartilhada em grupos de Telegram monitorados pelo Radar Aos Fatos foi enviada pelo canal do grupo católico ultraconservador Centro Dom Bosco e fazia uma campanha para as pessoas pressionarem deputados pela aprovação do projeto.

O texto incluía um link para um vídeo de 13 minutos no YouTube, publicado na última segunda (10), em que um homem de terno repete a justificativa usada no projeto e compartilha uma lista com os contatos dos parlamentares.

"👊 Semana decisiva para a VIDA! O PL1904 está para ser votado amanhã! Este projeto, se aprovado, fará com que os médicos parem de fazer aborto porque serão considerados homicidas perante a lei", dizia a mensagem, que teve 2,4 mil visualizações no Telegram.

No vídeo, o apresentador ressalta: “Estamos pedindo para vocês não apenas que escrevam uma mensagem aos parlamentares nas redes sociais, mas principalmente que liguem”. Até a tarde desta sexta (14), o conteúdo somava 36 mil visualizações no YouTube.

A gravação também orientava os seguidores a usar a hashtag #PL1904 e compartilhar as orientações e publicações com seus contatos através de vídeos. “Será muito mais convincente e poderá incentivar um número muito maior de pessoas.”

O Centro Dom Bosco também promoveu outro vídeo, com a participação da atriz Cássia Kis, que somou mais de 17 mil visualizações.

Os vídeos repetiam argumentos desinformativos presentes na justificativa do PL 1.904/2024, entre eles de que não existiria aborto legal após 22 semanas de gravidez, omitindo protocolos e normas sobre o tema.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima