São enganosas as publicações que compartilham um trecho de um discurso do presidente americano Joe Biden para alegar que ele teria “congelado” durante a fala e esquecido o nome de um de seus secretários. As peças de desinformação mostram apenas o momento em que o chefe de Estado murmura uma piada e recortam o trecho seguinte do discurso, no qual ele deixa claro estar brincando com seu auxiliar.
O vídeo editado acompanhado da legenda enganosa acumulava 2.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (19).
Biden travou outra vez
Posts nas redes têm compartilhado um trecho editado da participação de Biden no evento de celebração do aniversário do Daca, programa de permissão de moradia para imigrantes, para fazer crer que o presidente americano teria “travado” durante o discurso. As imagens foram manipuladas para suprimir tanto o início da fala de Biden quanto os momentos seguintes, nos quais ele deixa claro se tratar de uma brincadeira.
No vídeo completo (a partir de 15’30’’), é possível perceber que:
- Biden começa o discurso dizendo “meu nome é Joe Biden, sou marido da Jill Biden. Quero agradecer a todos os membros do Congresso e ao secretário de Segurança Interna…”;
- Nesse momento, ele abaixa o tom de voz e diz: “não sei se vocês sabem quem ele é”, comentário que é seguido de risadas do público. Esse é o trecho usado pelas publicações para alegar que o político teria “travado”;
- Nos momentos seguintes, no entanto, Biden retoma o discurso e diz: “brincadeiras a parte, Secretário [de Segurança Interna] Mayorkas, Secretário [de Transportes] Becerra, advogados, familiares”;
- A partir de então, o discurso do presidente americano se estende por mais dez minutos.
Biden e Mayorkas protagonizaram uma cena semelhante em agosto de 2023, quando o Comitê Nacional dos Republicanos alegou nas redes que o presidente teria esquecido o nome do auxiliar durante um discurso. Na ocasião, Biden se referiu a Mayorkas como “Secretário de Segurança Interna, o cara que aceitou o emprego… Obrigado por ter aceitado o emprego, cara”. Na época, a imprensa alegou que não era possível determinar se o presidente havia esquecido o nome do secretário ou se estava brincando.
Têm sido comuns nas redes peças de desinformação que apresentam Biden, que tem 81 anos de idade, como uma pessoa incapaz de ocupar o cargo de presidente. Na semana passada, Aos Fatos desmentiu uma publicação que alegava que um vídeo mostraria ele tentando sentar em um local sem cadeiras. As imagens também haviam sido editadas.