🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Pesquisas recentes não mostram Manuela D’Ávila em 5º lugar nas eleições de Porto Alegre

Por Luiz Fernando Menezes

15 de outubro de 2020, 14h32

Não é verdade que as pesquisas eleitorais mais recentes mostram que Manuela D’Ávila (PCdoB) caiu do primeiro para o quinto lugar na campanha pela Prefeitura de Porto Alegre (RS), como alegam postagens nas redes (veja aqui). Nos últimos levantamentos do Ibope, do Instituto Methodus e do Clube de Opinião, a candidata está na liderança.

A informação enganosa vem sendo compartilhada principalmente no Facebook, onde acumulava mais de 4.000 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (15). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).


FALSO

Maconhela [Manuela D’Ávila] desabou para o quinto lugar no Rio Grande do Sul. Parabéns gauchada, estamos com vocês para dizermos que #ElaNão.

Circula nas redes sociais a alegação de que Manuela D’Ávila (PCdoB) caiu da primeira para a quinta posição nas pesquisas eleitorais em Porto Alegre. Porém, os três levantamentos de intenção de voto mais recentes mostram a candidata na liderança.

Segundo a pesquisa Ibope feita com 800 eleitores e divulgada em 5 de outubro, D’Ávila aparece na frente, com 24% das intenções de voto. Ela é seguida por José Fortunati (PTB), com 14%, e Sebastião Melo (MDB), com 11%. Nelson Marchezan (PSDB), atual prefeito, está em quarto lugar, com 9%.

A última pesquisa do Instituto Methodus, publicada no dia 9 de outubro e que entrevistou 800 pessoas, também traz D’Ávila na liderança com 22,2% dos votos. Em seguida aparecem, embolados, Sebastião Melo (12,9%) e José Fortunati (12,6%).

O levantamento do Clube de Opinião, publicado nesta quarta-feira (14), traz números levemente diferentes, mas que ainda apontam a liderança do PCdoB: D’Ávila com 19%, Fortunati com 14% e Melo com 11%. A pesquisa entrevistou 801 pessoas.

Manuela D'Ávila tem sido alvo de ataques com uso de desinformação, inclusive reciclada da campanha de 2018, quando ela foi vice na chapa de Fernando Haddad (PT). Aos Fatos já checou que ela não postou foto de foice e um martelo de brinquedo no Dia da Criança nem usou uma camiseta com a estampa ˜Jesus é travesti". Uma imagem de um um shopping abandonado nos EUA também foi usada em alusão a um eventual governo da comunista.

Referências:

1. G1
2. Correio do Povo
3. TV Pampa
4. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.