É falso que uma pesquisa do Instituto Veritá mostra Pablo Marçal (PRTB) liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com 28,9% das intenções de voto. A imagem original foi manipulada pelas peças de desinformação para inverter as posições dele e de Guilherme Boulos (PSOL), que ocupava a dianteira. No levantamento real, Marçal aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (19).
Pablo Marçal lidera disputa eleitoral pela prefeitura de São Paulo com 28,9% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Veritá.
Posts nas redes têm compartilhado uma imagem manipulada para sugerir que Pablo Marçal seria o primeiro colocado na disputa para a Prefeitura de São Paulo. O levantamento, publicado pelo Instituto Veritá em 4 de julho deste ano (veja abaixo), mostrava Boulos na primeira colocação, com 28,9% dos votos. Já Marçal aparecia em terceiro, com 14% dos votos.
Ainda que não haja pesquisas mais recentes do Veritá, levantamentos de outros institutos apontam que Marçal também não está atualmente na dianteira da corrida. Pesquisa da Atlas/Intel divulgada em 8 de agosto, por exemplo, mostra Boulos ainda à frente, com 32,7%, seguido pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (24,9%), e por Marçal (11,4%).
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca nas redes oficiais do Instituto de Pesquisa Veritá e constatou que a imagem que mostrava os resultados da pesquisa publicada em 4 de julho foi manipulada pelas peças de desinformação.
Para contextualizar o cenário atual da disputa, procuramos também por pesquisas de opinião mais recentes, como a da Atlas/Intel, divulgada no último dia 8.