🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Perfil no Instagram com hashtag #forabolsonaro não é de autor de ataque em SC

Por Luiz Fernando Menezes

6 de maio de 2021, 15h40

Não é verdade que um perfil no Instagram com a imagem de Che Guevara e as hashtags #forabolsonaro e #freefire pertença ao autor do ataque em Saudades (SC), que deixou cinco mortos na terça-feira (4), como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). A plataforma afirmou que a conta era falsa e foi deletada por violar suas regras de uso.

No Facebook, publicações enganosas reuniam ao menos 2.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (6) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


Olha o perfil do autor da chacina na escola em SC. O Instagram já deletou o perfil, mas o print é eterno.

Circula nas redes sociais uma imagem que seria do perfil de Instagram do autor do atentado a uma creche em Saudades (SC) na terça-feira (4), que deixou cinco mortos, mas isso não é verdade. Segundo a plataforma, a conta, que tinha a foto do rosto do guerrilheiro Che Guevara e trazia as hashtags #forabolsonaro #freefire é falsa.

A rede social disse que o perfil foi deletado por violar as regras da comunidade. Tanto o Instagram quanto o Facebook não permitem contas, verdadeiras ou não, de organizações ou indivíduos envolvidos em ações violentas.

O ataque. Na manhã da última terça-feira (4), um jovem de 18 anos invadiu uma creche na cidade de Saudades (SC) e atacou professores e crianças com um facão. Duas funcionárias e três crianças morreram e um menino ficou ferido. O autor foi preso logo depois do ocorrido e encaminhado a um hospital. Ele foi autuado por cinco homicídios triplamente qualificados.

Referências:

1. Facebook
2. G1


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.