Perfil no Instagram com hashtag #forabolsonaro não é de autor de ataque em SC

Compartilhe

Não é verdade que um perfil no Instagram com a imagem de Che Guevara e as hashtags #forabolsonaro e #freefire pertença ao autor do ataque em Saudades (SC), que deixou cinco mortos na terça-feira (4), como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). A plataforma afirmou que a conta era falsa e foi deletada por violar suas regras de uso.

No Facebook, publicações enganosas reuniam ao menos 2.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (6) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


Olha o perfil do autor da chacina na escola em SC. O Instagram já deletou o perfil, mas o print é eterno.

Circula nas redes sociais uma imagem que seria do perfil de Instagram do autor do atentado a uma creche em Saudades (SC) na terça-feira (4), que deixou cinco mortos, mas isso não é verdade. Segundo a plataforma, a conta, que tinha a foto do rosto do guerrilheiro Che Guevara e trazia as hashtags #forabolsonaro #freefire é falsa.

A rede social disse que o perfil foi deletado por violar as regras da comunidade. Tanto o Instagram quanto o Facebook não permitem contas, verdadeiras ou não, de organizações ou indivíduos envolvidos em ações violentas.

O ataque. Na manhã da última terça-feira (4), um jovem de 18 anos invadiu uma creche na cidade de Saudades (SC) e atacou professores e crianças com um facão. Duas funcionárias e três crianças morreram e um menino ficou ferido. O autor foi preso logo depois do ocorrido e encaminhado a um hospital. Ele foi autuado por cinco homicídios triplamente qualificados.

Referências

  1. Facebook
  2. G1

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

fátima
Fátima