🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Paredes de depósito do Exército no RJ não foram pintadas de vermelho recentemente

Por Luiz Fernando Menezes

28 de abril de 2023, 12h12

É falso que o depósito de munição do Exército em Paracambi (RJ), mostrado em um vídeo que circula nas redes, foi pintado de vermelho após o início do governo Lula (PT). Conforme pode ser verificado nos registros do Google Street View, o local possui as mesmas cores ao menos desde 2010.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 6.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (27). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Brasil acima de tudo pintado de vermelho. Tenho 60 anos, passo em frente a esse batalhão há, no mínimo, 55 anos. Pintado de vermelho.

Vídeo mostra depósito do Exército com paredes vermelhas e mente ao dizer que a pintura seria nova

São enganosas as afirmações feitas por um casal não identificado em um vídeo que circula nas redes que mostra as paredes de uma edificação militar pintadas de vermelho. De acordo com os autores, o local teria a fachada verde há décadas, mas mudou de coloração recentemente, após o início do governo Lula (PT), o que não é verdade. O depósito central de munição do Exército de Paracambi (RJ), estrutura mostrada nas imagens, é pintado de vermelho há ao menos 13 anos.

Conforme pode ser verificado em registros do Google Street View, o local tem a fachada vermelha e branca ao menos desde 2010 (veja abaixo). Há onze registros do depósito entre março daquele ano e abril de 2022 e em todos eles as paredes são idênticas às do vídeo que tem circulado nas redes.

Imagens mostram fotos do depósito em março de 2010 e abril de 2022Vermelho e branco. Registros do Google Street View atestam que depósito possui as mesmas cores ao menos desde 2010 (Reprodução/Google Street View)

Diferentemente do que faz crer o vídeo, o vermelho é uma das cores oficiais do Exército desde 1980, data em que foi publicada uma portaria do Ministério da Defesa sobre o tema. A área da saúde, por exemplo, usa o vermelho e o branco, enquanto a logística usa o vermelho, o amarelo e o cinza-aço. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da força explicou que a combinação entre branco e vermelho também é usada historicamente pela cavalaria da corporação.

Nas últimas semanas, diversos vídeos enganosos têm circulado nas redes para sugerir que instalações do Exército em diferentes cidades do país teriam sido pintadas de vermelho após Lula assumir a presidência.

Leia mais
Nas Redes Fachada de pelotão do Exército no MS não foi pintada de vermelho recentemente
Nas Redes Paredes de quartel no Pará não foram pintadas de vermelho após posse de Lula
Nas Redes Quartel do Exército não foi pintado de vermelho para indicar alinhamento ao comunismo

A Reuters também publicou uma checagem sobre essa peça de desinformação.

Referências:

1. Google Street View
2. Exército Brasileiro
3. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.