Papa Leão 14 não chamou Lula de ‘maior presidente do mundo’

Compartilhe

Não é verdade que o papa Leão 14 declarou em sua primeira entrevista que o presidente Lula (PT) é “o maior presidente do mundo” e que o “admira muito”, como alegam posts nas redes. O pontífice não citou o brasileiro em seu discurso para jornalistas nesta segunda-feira (12) nem qualquer outro político.

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 55 mil visualizações no TikTok e 49 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (12). Os posts falsos também alcançaram dezenas de compartilhamentos no Facebook.

Papa Leão XIV se declara ao presidente Lula.

Print de uma publicação do TikTok mostra no topo, em fundo vermelho e letras brancas grandes,a frase:“Papa Leão XIV se declara ao presidente Lula”, acompanhada de três corações amarelos. Abaixo, aparece a foto do papa Leão 14, um homem branco, calvo, de expressão serena e sorriso discreto, usando óculos de grau e um solidéu.

É falso que o papa Leão 14 disse em sua primeira entrevista para a imprensa que Lula é “o maior presidente do mundo”, tampouco que afirmou ser admirador do petista. Posts nas redes usam uma história inventada com uma narração feita por inteligência artificial para espalhar a falsa declaração do pontífice.

Na manhã desta segunda-feira (12), o papa teve seu primeiro encontro oficial com a imprensa. Em seu discurso, ele não citou o nome de Lula ou de qualquer outro político — brasileiro ou estrangeiro. Leão 14 defendeu a importância da imprensa, da comunicação, do combate aos discursos de ódio e preconceitos, além de pregar a paz.

Além disso, a peça enganosa circula nas redes ao menos desde sábado (10), o que reforça que o conteúdo não é verdadeiro. O discurso foi transmitido ao vivo pelo canal Vatican News, no YouTube (veja abaixo).

Também não há registro na imprensa nacional e internacional de que o pontífice tenha mencionado o presidente brasileiro em outras situações.

Desde a escolha de Leão 14 como o novo líder da Igreja Católica, na última quinta-feira (8), o Aos Fatos já desmentiu três peças mentirosas sobre histórias envolvendo o pontificado recém-inaugurado (veja aqui, aqui e aqui).

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Boatos.org.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou na imprensa e nos canais oficiais do Vaticano informações sobre a primeira entrevista concedida pelo papa Leão 14 à mídia mundial e identificou que em nenhum momento o pontífice mencionou o nome do presidente Lula ou de qualquer outro político brasileiro. Além disso, a peça enganosa foi publicada dias antes do primeiro contato do papa com a imprensa, o que reforça que o conteúdo é falso.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima