🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Panfleto de Collor de 1989 não tem slogan 'Brasil acima de tudo, Deus acima de todos'

Por Marco Faustino

24 de agosto de 2021, 12h17

É falso que um panfleto da campanha de 1989 do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (Pros-AL) trazia o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, o mesmo usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018. A imagem que circula nas redes sociais (veja aqui) foi manipulada digitalmente para incluir a frase. No santinho original, a expressão é “Vamos construir um Brasil novo”.

Postagens que compartilham a montagem somam ao menos 1.800 compartilhamentos nesta terça-feira (24) no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO por Aos Fatos na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


Trata-se de uma montagem o panfleto da campanha presidencial de Fernando Collor em 1989 com o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, o mesmo usado por Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Na imagem original, a expressão utilizada no santinho é “Vamos construir um Brasil novo”, como Aos Fatos constatou em reportagens dos dos sites GZH, Gazeta do Povo e ND Mais, em blogs e em trabalhos acadêmicos (v. página 18). Essa frase também aparece em registros de outdoors e em propagandas de TV.

Não há indícios de que o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” tenha sido usado em outros momentos da campanha vitoriosa do ex-presidente, hoje senador por Alagoas pelo Pros. Aos Fatos entrou em contato com a assessoria do político, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

Esta montagem já foi desmentida por Boatos.org, E-farsas, Estadão Verifica, UOL Confere e Lupa.

1. Folha de SP (Fontes 1 e 2)
2. Gaúcha ZH
3. Gazeta do Povo
4. ND Mais
5. Blog Insert Cultural
6. UCS
7. YouTube


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.