Panfleto de Collor de 1989 não tem slogan 'Brasil acima de tudo, Deus acima de todos'

Por Marco Faustino

24 de agosto de 2021, 12h17

É falso que um panfleto da campanha de 1989 do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (Pros-AL) trazia o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, o mesmo usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018. A imagem que circula nas redes sociais (veja aqui) foi manipulada digitalmente para incluir a frase. No santinho original, a expressão é “Vamos construir um Brasil novo”.

Postagens que compartilham a montagem somam ao menos 1.800 compartilhamentos nesta terça-feira (24) no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO por Aos Fatos na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


Trata-se de uma montagem o panfleto da campanha presidencial de Fernando Collor em 1989 com o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, o mesmo usado por Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Na imagem original, a expressão utilizada no santinho é “Vamos construir um Brasil novo”, como Aos Fatos constatou em reportagens dos dos sites GZH, Gazeta do Povo e ND Mais, em blogs e em trabalhos acadêmicos (v. página 18). Essa frase também aparece em registros de outdoors e em propagandas de TV.

Não há indícios de que o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” tenha sido usado em outros momentos da campanha vitoriosa do ex-presidente, hoje senador por Alagoas pelo Pros. Aos Fatos entrou em contato com a assessoria do político, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

Esta montagem já foi desmentida por Boatos.org, E-farsas, Estadão Verifica, UOL Confere e Lupa.

1. Folha de SP (Fontes 1 e 2)
2. Gaúcha ZH
3. Gazeta do Povo
4. ND Mais
5. Blog Insert Cultural
6. UCS
7. YouTube

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.