🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Painel de mesário mostra número de eleitores com biometria, não votos para Lula e Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

31 de outubro de 2022, 14h44

Não é verdade que um vídeo mostra em tempo real votos computados para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e para o presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegado nas redes sociais. Os números que aparecem no painel do equipamento disponibilizado para os mesários mostram o comparecimento dos eleitores registrados na seção e o número de pessoas que tinham biometria registrada na Justiça Eleitoral, não os votos computados para cada candidatos.

Publicações com o vídeo enganoso acumulavam ao menos um milhão de visualizações no TikTok, 15 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (31).


Selo falso

Como vocês puderam ver aqui, ó, o eleitor foi votar na urna, tá, não tô violando o sigilo de ninguém, e foi votado para duas pessoas, dois presidentes, ó. No Lula e Bolsonaro. Foi computado pros dois.

Vídeo com a alegação enganosa de que votos eram computados simultaneamente para Lula e Bolsonaro

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma pessoa não identificada por Aos Fatos engana ao dizer que o painel de um equipamento utilizado por mesários mostra votos computados simultaneamente para Lula e para Bolsonaro. De acordo com a Justiça Eleitoral, os números que aparecem no painel não se referem a votos.

Os números mostrados se referem:

  • aos eleitores que compareceram à seção;
  • aos que estão registrados naquela seção;
  • aos que tiveram problemas na identificação biométrica;
  • e ao total de eleitores com biometria registrada (veja abaixo).

Números no painel do mesário não mostram votos. Na primeira linha, o número de eleitores que compareceram à seção e o total de eleitores registrados, após a barra. Na segunda linha, o número de eleitores que tiveram problemas na identificação da biometria e o total de eleitores da seção com biometria registrada

O equipamento mostrado no vídeo é um dos dois terminais que compõem a urna eletrônica e tem o objetivo de confirmar se o eleitor está votando na seção registrada. Quando um eleitor comparece à seção, o mesário digita o título correspondente a ele e o equipamento confere se aquele eleitor está mesmo registrado e apto para votar. Só depois da conferência o terminal do eleitor — em que são digitados os votos — é liberado para a votação.

Leia mais
Explicamos Como funcionam as urnas eletrônicas e o que garante que os votos estão seguros nelas

A Justiça Eleitoral lembra ainda que a suposta fraude citada seria desmentida pelos BUs (Boletins de Urna). Os documentos, que são impressos ao final da votação e também estão disponíveis no site do TSE, mostram o número de eleitores que compareceram à seção e quantos votos cada um dos candidatos recebeu. Se a irregularidade tivesse mesmo ocorrido, a soma dos votos dos candidatos seria superior ao número de eleitores que participaram da votação.

A Agência Lupa também checou essa alegação.

Referências:

1. TSE (1 e 2)
2. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.