É falso que Pabllo Vittar caiu de palco após gritar ‘Fora Bolsonaro’

Por Marco Faustino

19 de maio de 2022, 10h59

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao afirmar que a cantora Pabllo Vittar caiu após gritar “Fora Bolsonaro” durante uma apresentação (veja aqui). A pessoa que aparece nas imagens é a atriz e dançarina Biianca Ferreira, conhecida como Madonna Twins, que imita Vittar. No vídeo original, gravado em 2018, também não há menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL): o áudio da apresentação de Pabllo Vittar no festival Lollapalooza, em março de 2022, foi inserido sobre as imagens.

Publicações que difundem o vídeo enganoso somavam mais de 1 milhão de visualizações no Tik Tok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (19).


Selo falso

Vídeo mostra Pabllo Vittar caindo do palco após gritar “Fora Bolsonaro”

Imitadora da cantora Pabllo Vittar cai do palco durante show; artista não se manifestou contra Bolsonaro durante a queda

Postagens enganam ao afirmar que um vídeo mostra a cantora Pabllo Vittar caindo após gritar “Fora Bolsonaro” em uma apresentação. As imagens foram gravadas em uma apresentação em 18 de fevereiro de 2018 no Recife (PE) pela atriz e dançarina Biianca Ferreira, também conhecida como Madonna Twins, que faz imitações da cantora brasileira.

Na ocasião, Ferreira não se manifestou contra Jair Bolsonaro, que venceria a eleição presidencial em outubro daquele ano.

A apresentação também foi filmada de um outro ângulo e publicada no canal de Madonna Twins no YouTube.

O vídeo que circula nas redes sociais inseriu, nas imagens originais, o grito de “Fora Bolsonaro” da cantora Pabllo Vittar durante sua apresentação no festival Lollapalooza em 25 de março de 2022. A artista, no entanto, não caiu no palco após se manifestar contra o presidente nesta ocasião.

Peças de desinformação semelhantes — embora sem conotação política — circulam nas redes sociais desde 2018, quando foram desmentidas pelo E-farsas. Na época, Pabllo Vittar publicou no Twitter que não era ela a pessoa que aparecia nas imagens mas, se caísse no palco, se levantaria e continuaria o show da mesma forma.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1, 2, 3 e 4)
2. E-farsas
3. Twitter


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.