🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de outdoor contra Lula é editada para fazer crer que placa está em outras cidades

Por Marco Faustino

18 de março de 2022, 16h09

A mesma foto de um outdoor no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é chamado de “traidor da pátria” circula nas redes sociais como se tivesse sido tirada em cidades como Penápolis (SP), Monte Aprazível (SP), Rio Preto (SP), Mãe do Rio (PA) e Paragominas (PA), o que é falso. A imagem original é de Alta Floresta (MT) e tem sido manipulada para fazer crer que é de outro lugar.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos nesta sexta-feira (18) no Facebook.


Selo falso

Imagem é editada para fazer crer que outdoor está em Penápolis (SP)

Postagens nas redes sociais enganam ao compartilhar versões editadas da foto de um outdoor instalado em Alta Floresta (MT) com críticas ao ex-presidente Lula para fazer crer que ela foi registrada em outras cidades. No entanto, as imagens foram manipuladas digitalmente para inserir o nome de outras localidades.

O registro original foi difundido na imprensa mato-grossense (confira aqui e aqui) em 6 de março, sem crédito definido. Aos Fatos encontrou versões nas redes sociais que associam a placa às cidades de Monte Aprazível (SP), Rio Preto (SP), Penápolis (SP), Paragominas (PA) e Mãe do Rio (PA).

Contatadas por Aos Fatos, empresas do Mato Grosso de publicidade informaram que a placa estava instalada na avenida que dá acesso ao aeroporto de Alta Floresta, próximo ao Hotel Veneza. Por telefone, um funcionário do estabelecimento confirmou que a imagem foi registrada no local e enviou foto que comprova se tratar do mesmo outdoor.

As fotos manipuladas passaram a circular nas redes sociais a partir do dia 8 de março. Ao comparar as imagens, é possível constatar que aquelas atribuídas às cidades paulistas e paraenses têm borrões, marcas de recorte, e letras com tamanho e tonalidades incompatíveis com o restante do texto (confira abaixo). Esses elementos denotam que houve uma edição, conforme já explicado por Aos Fatos.

Comparação entre outdoor de Alta Floresta e montagens
Montagens. Marcas de edição mostram a diferença entre o outdoor original (acima) e as cópias (abaixo)

O outdoor de Alta Floresta é semelhante ao que foi instalado na mesma época em Rondonópolis, também no Mato Grosso, por um movimento conservador formado por empresários locais, que não retornou aos contatos da reportagem. Aos Fatos não encontrou outros registros de placas semelhantes em mecanismos de busca e na imprensa.

Referências:

1. Estadão MT
2. Midia Jur
3. Aos Fatos
4. O Antagonista


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.