🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Outdoor em Campo Grande com imagem de Doria não foi pago pelo governo paulista

Por Marco Faustino

28 de janeiro de 2021, 17h52

Um outdoor instalado em Campo Grande (MS) com elogios ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB) por conta da vacina contra a Covid-19 não foi pago com recursos do governo paulista, diferentemente do que afirmam postagens nas redes (veja aqui). O material foi custeado por uma empresa de comunicação da capital do Mato Grosso do Sul.

O conteúdo foi enviado por leitores do Aos Fatos como sugestão de checagem no WhatsApp (inscreva-se aqui). Devido à natureza da rede social, não é possível determinar o alcance das postagens. A peça de desinformação também circula no Facebook, onde reunia ao menos 1.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (28), e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


João Doria fazendo campanha com dinheiro público… Dinheiro de São Paulo no Mato Grosso... Quanto você acha que custa o aluguel para vários outdoors?

É falso que o governo de São Paulo bancou um outdoor instalado na Avenida Mato Grosso, uma das principais vias de Campo Grande (MS), com os dizeres “Parabéns João Doria, V de Vitória, de Vacina, de Verdade. Vacina para todos”. Uma empresa de comunicação local, a Top Mídia MS, assumiu a responsabilidade e o custeio da publicidade.

Ao Aos Fatos, Vinícius Squinelo, representante da Top Mídia MS, disse que o único objetivo da campanha (cuja duração se encerra nesta semana) é o de promover quem está combatendo a Covid-19 no Brasil. Segundo ele, foram espalhados dez outdoors iguais pela cidade na semana passada. Cada um teria custado R$ 1.100.

“Não temos e nunca tivemos nenhum negócio com o governo de São Paulo. Somos uma empresa de Mato Grosso do Sul e, aqui, já prestamos serviços para diversos entes políticos, de diversos partidos. Desde o governo de Mato Grosso do Sul, passando pela prefeitura da capital, a deputados e vereadores de diversos partidos”, disse Squinelo.

Em consulta ao Portal da Transparência do Estado de São Paulo, o Aos Fatos não encontrou qualquer contrato da empresa Top Mídia MS ou de seus sócios. Por e-mail, o governo paulista também negou ter financiado a campanha.

Campanha anterior. No ano passado, um outro outdoor pró-vacinação da empresa estampando o rosto de Doria repercutiu na imprensa. Na época, como agora, Squinelo explicou que a propaganda tinha sido feita por iniciativa própria, sem que houvesse a contratação da empresa por terceiros, informou o Campo Grande News.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e Estadão Verifica.

Referências:

1. Portal da Transparência SP
2. Campo Grande News
3. Boatos.org
4. Estadão Verifica


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.