Osorio cita estatísticas de todo o Estado para medir crime na capital

Compartilhe

Em vídeo publicado no Facebook na última segunda-feira (29), o candidato do PSDB à Prefeitura do Rio, Carlos Osorio, fala do aumento dos roubos de rua na cidade em julho deste ano. Segundo ele, são “4 mil casos a mais em relação ao ano passado”.

Para checar a declaração, Aos Fatos consultou a base de dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) e conferiu o selo FALSO à declaração do candidato. O motivo: Osorio usa números de todo o Estado para se referir ao município do Rio.


FALSO
O Instituto de Segurança Pública está dizendo que os casos de morte violenta no Rio cresceram de maneira alarmante com relação a julho do ano passado. E roubo na rua, 4 mil casos a mais em relação ao ano passado também.

As 4 mil ocorrências a mais citadas por Osorio se aproximam da diferença apurada pelo ISP para todo o Estado do Rio (4.291) entre julho de 2015 e o mesmo mês deste ano, mas estão acima do montante referente à capital no período (1.540).

São três os indicadores que compõem a estatística de roubo de rua do ISP: roubo a transeunte, roubo a coletivo e roubo de aparelho celular. Esse índice cresceu 42% na cidade do Rio e 67% no Estado de julho de 2015 ao mesmo mês deste ano. Isso basicamente significa que, no período, o interior do Estado incrementou sua participação nos números totais da criminalidade fluminense.

Selo. Como o candidato do PSDB usou dados de todo o Estado para se referir somente à situação da capital, Aos Fatos concluiu que a declaração é FALSA.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

fátima
Fátima