Reprodução

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2016. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

O Brasil e a produção mundial de aviões

Por Sérgio Spagnuolo

23 de fevereiro de 2016, 03h52

Veiculado nesta terça-feira (23) em cadeia nacional de rádio e TV e distribuído nas redes do PT já na segunda-feira, o programa partidário petista enumera realizações das gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. O primeiro usa cerca de um minuto da peça publicitária para fazer uma defesa de seu legado — e afirma, dentre realizações como a alta geração de empregos pelo país nos últimos 13 anos, que o Brasil é o terceiro maior exportador de aviões no mundo.

Aos Fatos checou a declaração e viu que a afirmação se aplica apenas ao ramo de jatos comerciais. A afirmação recebe, portanto, o selo IMPRECISO.


IMPRECISO
Somos o terceiro maior exportador de aviões no mundo.

A Embraer é, de fato, uma das maiores fabricantes mundiais de aviões, disputando a terceira colocação com a canadense Bombardier. No entanto, a empresa brasileira é a terceira maior exportadora do mundo de jatos comerciais — como ela mesma deixa bem claro em seu website.

É importante notar esse detalhe, pois existem outras categorias no setor, como aviação militar e de jatos executivos, que também representam parcela significativa de vendas de aeronaves.

No total de entregas de aeronaves em 2014, a Embraer ficou em quarto lugar, com 215 entregas — atrás de Boeing, Airbus e Bombardier, de acordo com a Statista. Veja, abaixo, dados de 2014.

Fonte: Statista

Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.