Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não é verdade que formações de nuvens escuras mostradas em um vídeo que circula nas redes sociais foram criadas pelo furacão Milton, previsto para atingir a Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9). A filmagem difundida pelas peças de desinformação foi feita na Flórida, mas em junho de 2021.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 20 mil visualizações no Threads até a tarde desta quarta-feira (9).

Furacão MILTON já está criando formações de nuvens impressionantes!

Vídeo que mostra formações de nuvens na Flórida em 2021 circula como se mostrasse efeitos do furacão Milton, o que é falso

Posts nas redes compartilham um vídeo que mostra formações de nuvens filmadas em junho de 2021 na cidade de Fort Walton Beach, na Flórida, Estados Unidos, como se fosse o resultado da aproximação do furacão Milton.

As nuvens vistas no vídeo (confira abaixo) são denominadas de “asperitas”. Têm aparência escura e torrencial e quase sempre se dissipam sem que se formem tempestades. Na época em que a gravação foi feita não houve registro de furacões na Flórida.

A previsão é que o furacão Milton chegue à Flórida na noite desta quarta (9), no horário local. Os meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas e ventos fortes.

Em razão dos potenciais danos resultantes do fenômeno climático, o governo da Flórida determinou a evacuação de cerca de 5,9 milhões de pessoas em 11 condados do estado.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, verificamos que o vídeo foi gravado em junho de 2021 e, portanto, não tem qualquer relação com o furacão Milton. Na época da gravação não houve o registro da passagem de furacões pela Flórida.

Referências

  1. Facebook
  2. Wikipédia (1 e 2)
  3. g1
  4. Metrópoles

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoNão é verdade que Casa Branca ‘autorizou’ Bolsonaro a disputar eleições

Não é verdade que Casa Branca ‘autorizou’ Bolsonaro a disputar eleições

falsoÉ falso que André Mendonça foi nomeado coordenador-geral das eleições

É falso que André Mendonça foi nomeado coordenador-geral das eleições

falsoTrump não disse que Lula nunca mais vai concorrer às eleições

Trump não disse que Lula nunca mais vai concorrer às eleições

fátima
Fátima